Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Com esta dimensão é a primeira vez

2. Área aproximada da horta (m²):

500m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Ciências Naturais, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

220 alunos

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na recolha de sementes e partilha de plantas.
Usam-se técnicas que os familiares partilham com as crianças.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos estão muito entusiasmados por trabalhar na Horta, por observar o crescimento das plantas;
Os professores que não estão diretamente envolvidos vêm visitar a horta e observar a evolução;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma faz a manutenção do seu espaço e há colaboração entre turmas na rega das plantas, uma vez que vêm em diferentes dias.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita por uma empresa local.
A fertilização foi feita com estrume adquirido na Cooperativa Agrícola de Loures.
.A cinza tem sido recolhida pelos professores para colocar na terra,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estão a ser utilizados materiais da cozinha pedagógica, tais como cascas de legumes...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolas, batateiras, alho francês, ervilhas, favas,...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Está a ser muito dificil a gestão da rega, devido à falta de chuva, a pouca água reservada nos depositos em dezembro não tem sido suficiente, pelo que está a ser usada água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

De momento não temos pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ainda não houve nenhuma feira na escola, pois ainda não temos produtos para vender.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

O CEF de cozinha está a aguardar a existência de produtos na horta que possam ser confecionados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Existem semanalmente aulas na horta, para regar, chegar a terra às plantas e apanhar as ervas daninhas, que são colocadas na compostagem.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Ainda não temos