Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Deu-se início a uma mini-horta realizada com paletes, desde o ano letivo 2019/2020.

2. Área aproximada da horta (m²):

7

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Seis - Disciplinas lecionadas aos alunos que frequentam Centro de Apoio à Aprendizagem (UAE).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação e/ou pais dos alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem, onde se integra a Unidade de Apoio Especializado, encontram-se envolvidos nas atividades relacionadas com a horta, através da entrega regular de excedentes para a compostagem (café, cascas de ovos…) e de plantas, de acordo com o calendário delineado.
As famílias colaboram com o fornecimento de algumas plantas e/ou sementes, trazem restos alimentares para a compostagem, recebendo ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta. Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividades da horta (onde incluímos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A mini-horta constitui uma mais-valia para sensibilizar a comunidade educativa para promover uma alimentação saudável e sustentável na escola, a importância da agricultura biológica, estimulando os alunos a participar nas diversas atividades propostas, reforçando hábitos de autonomia, de responsabilidade e de sociabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas da manutenção da mini-horta são geridas entre os professores dinamizadores, os assistentes operacionais e os alunos, não havendo uma divisão de tarefas fixa – as atividades são realizadas de acordo com as necessidades, sendo a nossa prioridade enquanto cidadãos/professores capacitar os nossos alunos para que participem

7. Como é feita a preparação do solo?

Procedeu-se à preparação da terra, tendo sido realizadas tarefas inerentes à manutenção da mini-horta através da sacha, monda e rega.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Procedeu-se à compostagem com a utilização de resíduos orgânicos tais como borras de café e cascas de ovo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

De momento, as culturas instaladas são as seguintes: alface, couve, cenoura e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É feita, sempre que possível, a recolha da água da chuva através da reutilização de garrafões de plástico, que foram cortados ao meio e estão distribuídos estrategicamente em alguns locais da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação direta às várias culturas existentes na mini-horta. Existem ervas aromáticas que atuam como agentes repelentes, existem também insetos auxiliares e aves insectívoras que ajudam no controle/eliminação das pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Desenhos relacionados com os produtos existentes na horta.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sacha.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Monda.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Plantação e Rega.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Blog da Educação Especial do Agrupamento de Escolas Vasco Santana