Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3/S de Carcavelos (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta dura há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem uma área de 20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

cidadania do 3º ciclo e do 1º ciclo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

92

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Preparação do terreno, plantação, rega
e colheita –Todo o ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Noção de que pode ser uma saída profissional;
- Bem-estar físico e psíquico em todos os alunos e nomeadamente nos de Educação Especial.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por turma, existem grupos rotativos, para que todos posam efetuar as suas tarefas.
Porém, entre turmas, definiu-se a área e combinou-se a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza faz-se sempre que é necessário, entre o crescimento ou entre as culturas de outros hortícolas, entre as diversas equipas e a rotatividade das mesmas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface frisada, alface roxa, beterraba, repolho coração de boi, bróculo, alho francês, cenoura e couve tronchuda
Plantas: castanheiro, videiras uva de mesa D. Maria, Kivi, Cerejeira, Macieira riscada Palmela, ameixeira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Casa dos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se rega, os alunos fazem uma observação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os alunos tentaram apanhar as lagartas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Comemoração da Semana da Agricultura na escola com diversas atividades:
. Liga-te à Terra;
. Abraça uma árvore
. Explicações dadas por grupos de alunos às turmas visitantes;
-Exposições variadas sobre a utilidade das abelhas na agricultura e os benefícios dos alimentos.
. Realização de atividades difundidas pelo projeto Agroescolas.
. Visita da Ministra da Agricultura na escola e notícia difundida na SIC, o Sr. Presidente da CAP e o Secretário de Estado.
As atividades decorreram durante a semana e foram envolvidas várias turmas desde o 1º ciclo do Arneiro, que está temporariamente sedeada na escola-sede, até turmas do Secundário que assistiram à palestra efetuada pela Ministra e o Sr. Presidente da CAP.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As aulas efetuadas na horta foram efetuadas dependendo dos conteúdos lecionados e do tempo atmosférico, envolvendo cerca de 400 alunos.
Este espaço tem tido muito impacto na comunidade já que somos uma escola situada num meio urbano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sessões de meditação para professores.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: