Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica D. Maria II (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5

2. Área aproximada da horta (m²):

120

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

EV, EVT, EMRC

3.3. N.º de alunos envolvidos:

22

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos transportam para casa muita da informação obtida na Escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas são responsáveis pelo seu talhão e os alunos ficam responsáveis pela manutenção em diferentes dias da semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

São retiradas as ervas daninhas e a fertilização é realizada com recurso a fertilizante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de frutas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Depende das turmas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Por sensibilização dos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não temos tido problemas com pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: