Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Vale de Milhaços (Seixal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Já há 10 anos que a horta se encontra ao abandono.

2. Área aproximada da horta (m²):

720

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Matemática, Oficina de Projeto e Tutoria

3.3. N.º de alunos envolvidos:

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem, semanalmente, com restos de alimentos para a compostagem.
Também ser-lhes-á solicitado a ajuda de sementes, plantas e árvores de fruto para plantação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Melhorar a alimentação e saúde da comunidade educativa;
- Ter hábitos de vida saudável;
- Aprender mais sobre a natureza, a agricultura e a nutrição;
- Aprender a trabalhar em equipa, respeitar e valorizar o trabalho do outro;
- Usufruir de um lugar de prazer e recreação;
- Assistir a uma lição contínua de respeito pelo meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são repartidos em grupos responsáveis em fazer:
- compostagem;
- tratamento da terra;
- sementeira;
- apanhar folhas de louro para venda;
- corte da figueira.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é revolvido, retira-se as pedras e ervas.
Vamos tentar fazer fertilização orgânica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os alunos juntam folhas da horta com restos de alimentos que trazem de casa. Faz-se a rega.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, coentros, nabiças e árvores de fruto.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Com os produtos da horta, uma das turmas vai fazer um almoço convívio e as outras venderam os produtos à comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

São transportados garrafões de água até à horta.
A gestão da rega é feita consoante a turma e a necessidade de rega do que se plantou.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No início do mês de junho a turma do 5.ºF irá realizar um almoço convívio para saborear os produtos recolhidos no canteiro 2.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A turma do 5.ºH e do 7 ano vão vender os seus produtos. Esta atividade será realizada apenas uma vez, no início do mês de junho.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: