Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há já 14 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta tem, aproximadamente, 120 m2 de área.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

77

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Como o projeto já tem uma durabilidade significativa, é visível a naturalidade com que todos os alunos e seus pais encaram o trabalho que se faz. Os alunos demonstram muito interesse pelo projeto, pois é um espaço aprazível para aprender.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, desde o pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade, gere um talhão da horta: planta, monda, rega e colhe os produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores titulares de turma, das auxiliares. A turma da pré A é responsável pelo talhão das ervas aromáticas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, auxiliares, e encarregados de educação. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocando dentro de um compostor os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, hortelã, canela branca, bolbo,etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, ervilhas, milho, morangos, tomates, bananas. Procura-se praticar a consociação de alfaces com beterrabas, feijão com a couve ou com o milho (prática tradicional na região).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as culturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitamos as alfaces e os tomates para a salada ou nos lanches. Os restantes legumes usamos na sopa. As ervas aromáticas usamos no chá ou na comida.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: