Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira (Ferreira do Alentejo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

ALGUNS

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

HOMEM E O AMBIENTE

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais são envolvidos na medida em que os alunos trazem de casa as sementes ou plantas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos valorizam muito a horta. Os próprios alunos protegem a horta e os produtos em crecimento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é efetuada pelos alunos com a supervisão dos professores.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é realizada pelos alunos de forma manual.
A fertilização é feita através de adubos biológicos ou composto.
A mobilização dos solos é efetuado à mão.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compostor através de recolha de folhagem e restos de produtos recolhidos na cozinha do estabelecimento escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são as tradicionais e mais frequentes na região: leguminosas e aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

12,8kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinha da escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é controlada e efetuada apenas nos períodos de seca ou pouca humidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas são controladas constantemente através do professor coordenador que tem habilitaçao agrícola.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foram combatidas através do hotel de insetos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

São frequentemente realizadas aulas de homem e o ambiente e ciências naturais na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

São exploradas as espécies mais comuns na região e são identificadas as espécies.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: