Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O canteiro de aromáticas, existe desde 2014-2015, o espaço verde existe desde o início da escola, entretanto foi sendo valorizado ao longo de todos os anos e este ano o cantinho das aromáticas foi recuperado de raiz. A horta será no próximo ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

O jardim das aromáticas, tem aproximadamente 50 m2. Temos ainda um espaço de horta que será requalificado no próximo ano, pois foi alterado o sítio das aromáticas. Além desta área temos a envolvente da escola, com várias árvores plantadas e relvadas.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 professores

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

O jardim é de todos e todas as disciplinas vão sendo convidadas a participar. De uma forma transversal, Matemática, TIC, Integração, Serviços de Cozinha, Português, Desenho, Serviços de restaurante e Bar,…

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1 funcionário

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuem de uma forma indireta, pois recomendam aos seus filhos as técnicas e os saberes que nos orientam.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O maior impacto que a criação deste jardim teve foi a importância da utilização das aromáticas numa alimentação mais saudável, menos sal, mais sabor. Esta missão foi reconhecida e debatida nas várias atividades promovidas e partilhada pelos nossos alunos com as suas famílias, nomeadamente nos almoços pedagógicos e nos dias de festa da escola; como por exemplo no dia da Alimentação saudável. O contacto com as várias aromáticas transmite um saber muito mais próximo das caraterísticas de cada uma delas aos alunos quando estão nas aulas práticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são partilhadas pelos vários alunos, professores e funcionários. O trabalho foi partilhado maioritariamente pelas turmas: Técnico de Restauração-Cozinha/ Pastelaria, Empregado Bar-CEF e Técnico de Design.
Na fase da manutenção, onde era necessário fazer a rega, cortar a relva e retirar as ervas daninhas, tivemos a colaboração de alunos de outras turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A única fertilização que foi usada foi estrume nas novas plantas que foram transplantadas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos no exterior um compostor que é alimentado pela cozinha e pelos verdes e castanhos das limpezas do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No nosso jardim existem imensas ervas aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho, orégãos, alecrim, erva-cidreira, várias hortelãs, azedinha, caril, folha de ostra, cebolinho, sálvia, lúcia lima, poejo, segurelha, arruda, alfazema, etc.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não conseguimos contabilizar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos são usados pelos alunos na cozinha da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As aromáticas terão um sistema de gota a gota, mas infelizmente ainda não foi instalado porque o picheleiro ainda não resolveu um problema de rotura de água.
Para não haver desperdício, sempre que necessário o jardim é regado com recurso ao regador e mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se trata do jardim, em qualquer manutenção, ou rega, estamos atentos às nossas plantas e felizmente ainda não nos deparamos com doenças nem pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que os alunos dos cursos de restauração têm aulas práticas, utilizam as aromáticas do jardim. Os alunos de Pastelarias nos seus doces, os de Bar nas suas bebidas e os de Cozinha, nos seus cozinhados. Não é necessário nenhum dia especial para recorrerem ao jardim.
No dia da Alimentação Saudável e sustentável, efetuamos a promoção das nossas aromáticas.
Nos almoços pedagógicos, os alunos dos cursos de Restauração Cozinha/Pastelaria, Bar e Pastelaria, recorrem muito ao uso de aromáticas. Desta forma conhecem as ervas mas também dão a conhecer a toda a comunidade quando apreciam os almoços. Refiro duas situações:
-Consumo de leguminosas:
https://www.facebook.com/EPATV/posts/pfbid02jMXLisyuFV5M4MJ3QJAyoU9rUWLJKbE2dtRE5kZnamuQENfmkr5joMAkPx9gZZsbl
-Cozinha com tradição:
https://epatv.pt/noticias/cozinha-com-tradicao/


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: