Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi reativada no presente ano letivo,após dez anos de interregno.

2. Área aproximada da horta (m²):

120 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais; Matemática, Cidadania e Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na colaboração na lavra do terreno e de forma indireta, como por exemplo, nas atividades da criação dos Hotéis de insetos e dos espantalhos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O "feedback" que tivemos junto dos alunos da Brigada Eco-Escolas foi positivo, pois a maioria afirmou que, no próximo ano letivo, gostaria de participar na futura Brigada da Eco-Escolas.
As turmas que participaram nas atividades da horta manifestaram interesse em voltar a participar ativamente nas plantações e sementeiras e limpeza do terreno.
Os funcionários e professores aderiram na compra dos produtos da horta e trouxeram, de casa, resíduos de fruta e legumes para a compostagem.
A reações no Facebook Professores Coordenadores Eco-escolas.
No concurso " Escola mais Verde" organizado pela CMB e nossa escola arrecadou o 1ª lugar, na modalidade Horta Convencional 2e 3º ciclos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Relativamente à Brigada Eco-Escolas criada, da qual fazem parte 12 alunos, a distribuição de tarefas foi feita através do classrroom (https://classroom.google.com/c/NDA5NTM0OTM3ODIy ) criado para o efeito.
Relativamente aos 5 professores colaboradores cada um disponibilizou 2 tempos semanais para a Horta biológica solidária e foram sendo concertadas as tarefas, através do WhatsApp da horta criado.
Os alunos e professora responsável pela Educação Especial tiveram um canteiro que lhes foi destinado e gerido por eles.

7. Como é feita a preparação do solo?

Para limpar e preparar inicialmente o solo, contámos com o apoio de um E.E que limpou e lavrou com o seu trator o terreno. Foi ainda utilizado cálcio para neutralizar a acidez do solo e como fertilizante utilizamos estrume de cavalo, gentilmente fornecido pela Quinta Pedagógica. Posteriormente foram delimitados alguns canteiros. Ao fazer os regos para as plantações, usámos a vegetação rasteira para fertilizar o solo, limpando deste modo o solo e aproveitando a matéria orgânica obtida dessa limpeza.
Após as culturas de inverno, os canteiros que tinham sido usados ficaram em poisio.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

a compostagem é feito ao ar livre, em camadas, utilizando resíduos domésticos orgânicos, como cascas de batatas, restos de couves, fruta; podas, folha de árvores, relva cortada etc.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No inverno: Favas, ervilhas, couve penca, cebolas, alfaces tremoço para fertilização dos solos, roseiras, seis árvores de fruto (maçã fugi; maçã porta da loja; limoeiro, laranjeira, cerejeira, marmeleiro e diospireiro);
Primavera: ervas aromáticas e medicinais ( rúcula, limonete, tomilho, manjericão, absinto, aloé vera, sálvia, Hortelã e menta, alecrim, louro,..) alface; feijão verde, tomate e courgette; batata e pimentos (padrão, vermelho e verde).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas- 5 Kg; Ervilhas- 7 Kg; Cebolas- 4Kg; Couve- 2Kg; Feijão verde- 4Kg; Courgette- 15Kg;
alface- 4Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da Horta foram vendidos essencialmente aos professores e funcionários da Escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Até ao momento a rega tem sido feita, com recurso à água da rede pública, por um Professor que faz parte da equipa da horta, acompanhado, por vezes dos alunos da Brigada e por rega automática com a utilização de um programador de rega. Um dos principais sistemas de rega que está a ser usado é a rega gota-a-gota.
Para o aproveitamento da água da chuva foi pedida à empresa DST(parceira) uma cisterna para, através de tubagem até ao caleiro mais próximo conduzir a água da chuva para a horta, mas a cisterna apenas foi entregue tardiamente pelo que ainda não está a ser usada. Entretanto foram colocados dois pequenos contentores para receber a água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Principalmente ataque do piolho nas favas e mais recentemente no feijão verde.
O processo utilizado foi borrifar com água e sabão, diariamente, durante três semanas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
Realizaram-se 7 aulas, a saber:
-uma no 1º período na disciplina de Ciências Naturais com uma turma de 8.º ano, os alunos plantaram amores-perfeitos;
- 2 no segundo período, uma na disciplina de Ciências Naturais (CN), os alunos visitaram a horta e in loco foram explorados alguns dos conteúdos da disciplina, nomeadamente, os serviços dos ecossistemas; o conceito de agricultura biológica e a importância da compostagem e no final responderam a um questionário partilhado na classroom; a outra aula, tratou-se da realização de um Workshop, no qual participou uma turma de 7.º ano, tendo os alunos realizado sementeiras e plantações de Batata, pimentos, feijão verde, courgettes e tomates;
- 5 no 3.º período, 1 com a participação de uma turma, numa aula de CN num workshop sobre Plantas aromáticas e medicinais( PAM), orientada pela D.ª Cristina Costa da CMB (formação no âmbito do projeto "Escola Mais Verde"); 3 turmas de 8.º ano na disciplina de CN em que os alunos plantaram PAM ( numa delas foram transplantadas as PAM que tinham sido plantadas na formação da Dr.ª Cristina Costa); Uma aula na disciplina de Matemática com alunos do 5ºC.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concursos:
" Os espantalhos chegaram à nossa Horta"
Os espantalhos resultaram dum desafio lançado aos alunos de 5ºe 6º anos. Numa primeira fase, individualmente, ou em pares, tiveram de criar um projeto de espantalho e defendê-lo perante a turma, numa das aulas de cidadania e desenvolvimento. Numa segunda fase, a turma selecionou, de entre os espantalhos apresentados, aquele que consideraram que melhor representaria a turma. Com a ajuda de vários professores e Encarregado de Educação foi criado em cada turma um espantalho​;

"Hotéis de Insetos"
Para conseguir um bom equilíbrio ecológico na nossa horta e jardins, são necessários aliados. E os insetos são heróis com que podemos contar. De modo a atrair mais insetos na horta, as turmas de 6.º anos foram desafiadas a construírem, em casa com a colaboração dos pais, um hotel de insetos.​

" Muros com Vida"
Na disciplina de Educação visual com turmas de 7º ano, os alunos elaboraram um mural e posteriormente foi feita a escolha do mural mais criativo, procedendo-se à sua projeção e pintura.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Além das culturas vegetais plantadas, estão a ser criadas áreas de jardim, com diversos tipos de plantas ornamentais, embelezando o espaço.

15.1. Link para a página da horta: