Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

135

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ensino Recorrente, Biblioteca,Exp. Plástica, TIC e Curricular

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Devido à situação de pandemia não se verificou essa interação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos hortícolas foram vendidos à comunidade educativa, a preço simbólico, para ajuda na compra das sementes e outros instrumentos de agricultura;
Algumas refeições da escola contêm produtos da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Elaboramos mapas com a calendarização e tarefas por turma. Cada turma, tem uma professora que acompanha nos trabalhos da horta . A manutenção da horta é feita semanalmente e são feitos registos dos trabalhos efetuados na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Continuação da limpeza das ervas daninhas, as mesmas foram usadas no compostor. Foi colocada cal na terra. Depois foi feito o empalhamento com palha de trigo e centeio. Posteriormente o solo foi fertilizado com : material fitosanitário (cinza do sistema de aquecimento a biomassa), borra de café e composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os seguintes materiais: folhas de árvores e de plantas colhidas aquando da jardinagem ou da limpeza do pátio e do campo polivalente; restos de hortícolas, de legumes;borra de café , cascas e rama.
Vamos colocando estes produtos alternadamente no solo. Primeiro os castanhos, depois uma pequena camada de terra ou de composto, depois os verdes e assim sucessivamente. sempre que colocamos alguma camada de matéria vegetal no compostor espalhamos sobre ela um pouco de água para facilitar o processo. Quando a fermentação já esta bem encaminhada reviramos o composto, de modo a que os materiais que estão nas extremidades do compostor possam vir para o centro, ficando assim a compostagem mais uniforme

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações : alface, alho francês , beterraba e feijão
Outras culturas existentes na nossa horta são: favas, batata, couve e alho. Temos também algumas árvores de fruto : cerejeira , nespereira, e ameixeira. Por fim as ervas aromáticas: alecrim, funcho, hortelãs, manjerona, orégãos, salsa, segurelha, erva príncipe, gervão, canela de jardim, orelha de gato, losna, erva cidreira, macela, tanchagem e erva de São Roberto.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente
Favas- 15 Kg
Alho francês - 1,5 kg
feijocas e feijão -1,5 kg
couve -3 kg
milho - 2kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos hortícolas foram vendidos à comunidade educativa, a preço simbólico.
Algumas refeições da escola contêm produtos da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos foi possível adquirir um sistema de rega por aspersão. A rega é feita nas horas de menor calor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é feita a monitorização de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção na escola de sopas e pratos com alguns produtos da horta, colhidos por alunos do pré-escolar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Recolha de espécies de ervas aromáticas , e posteriormente na sala de aula foi realizado um trabalho com identificação das mesmas.


Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Na nossa horta temos casinhas , bebedouros ,comedouros para pássaros e um hotel para insetos. Foi criado o cantinho lúdico que serve para fazer leituras e meditação.

15.1. Link para a página da horta:

https://escolas.madeira-edu.pt/eb1pejserra/EcoEscolas/tabid/13796/ctl/Edit/mid/56153/Default.aspx