Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Santa Marta de Penaguião (Santa Marta de Penaguião)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Neste recinto é a 1º vez

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Oferta complementar, DTA e clube das ciências.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo sementes e plantas e ainda recipientes e canas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A maioria dos alunos nunca tinham sentido a terra nas mãos. Outros foi a primeira vez que cavaram e semearam.
Também tem dificuldade em identificar a maioria das plantas da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A nossa horta está organizada em dois setores.
O setor das hortícolas e o setor das plantas aromáticas.
O setor das hortícolas está implantado em quadrados de metal, reutilizados dos filtros do sistema de aquecimento da Escola. Uma parte está coberta com um plástico, formando uma mini-estufa. Temos ainda algumas hortícolas como cebola, tomate, ervilha e alface em rego.
O setor das plantas aromáticas está implantado em pneus decorados.
A manutenção e rega da horta está entregue aos alunos do 9º ano e funcionários responsáveis.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita à mão. Depois de ser retirado todo os resíduos do recinto, este foi rapado e cavado com sacholas. A fertilização foi natural, pois usaram as ervas rapadas apodrecidas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada num antigo oleão, cedido pela autarquia que foi convertido num compostor.
É feita por camadas com ervas da limpeza da horta, folhas e relva/erva cortada dos jardins escolares.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, morangos, alho francês, tomate, batata, cebolas, feijão, tomilho, orégão, alecrim, salsa, cenoura, hortelã e alecrim.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os produtos mais produzidos são: alface e morangos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São dados aos alunos e funcionários responsáveis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando o solo está seco, este é regado de manhã pelo alunos e funcionários responsáveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Uma vez por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Numa aula de OC os alunos da turma do 8ºA prepararam o terreno para o plantio de mais espécies, como tomate, melão e feijão. As quais foram identificadas pelos alunos com uma etiqueta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foram colocados na horta comedouros e bebedouros feitos com materiais recicláveis, pelos alunos do 9º ano.

15.1. Link para a página da horta: