Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

8m/5m= 40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

conhecimento do mundo, formação pessoal e social-cidadania e linguagem oral e escrita

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com as limitações de circulação de elementos externos à escolha definido no plano de contingência do COVID 19, um avó de uma criança ao fim de semana, sempre que necessário, desloca-se à escola para ajudar no tratamento da terra ou em alguma tarefa de manutenção mais física ou demorada.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças gostam de constatar o crescimento das diferentes plantações.
As crianças gostam de explorar a terra, descobrir os insetos da horta e brincar ás sementeiras.
Os pais acham uma mais valia os filhos poderem brincar na terra, participarem no ciclo de vida das plantas, perceberem com crescem alguns dos alimentos que eles comem.
A horta é um elemento diferenciador em relação ás outras escolas

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Uma das educadoras é a responsável e entendida pela época adequada para as sementeiras.
A quando da planificação das atividades é definido o que semear ou plantar.
Depois as tarefas são repartidas de acordo com o que é necessário fazer, quem sabe fazer melhor ou tem mais disponibilidade.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio do ano letivo, as crianças colaboram na limpeza da horta ajudando a retirar o que está a mais.
Depois a terra é trabalhada conforme o que é necessário para a sementeira que aí vem. O espaço que sobra é destinado ao espaço descoberta do grupo. O avô ajuda no revirar da terra. A fertilização é feita com o composto feito na escola ou com adubo natural ( animal ou Nutri+)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A horta tem dois compostores. Um de madeira onde se guardam os secos ( restos do jardim e folhas)
E um compostor da Lipor onde são colocados os bio resíduos inicialmente trazidos de casa pelos alunos. Depois é mantido com os bio resíduos da fruta do lanche e da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, tremoço, tomates, couves, e aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20kg de nozes, 5kg de favas. 1 kg de ervilhas , 10kg de composto, 3kg de feijão

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As nozes foram distribuídas pelas famílias das crianças da pré , as favas e as ervilhas foram para a cantina, o feijão para a cantina e para as salas do pré escolar para a realização de atividades educativas. O composto foi distribuído pelo hortim ( horta+jardim)

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que necessária, utilizando a mangueira quando é rega de todo o espaço, ou utilizando um bidão onde armazenamos água da chuva ( quando há) ou da rede para regas parciais.
Tentamos regar sempre no inicio da manhã

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Conforme as culturas se vão desenvolvendo vamos observando , de forma a detetarmos alguma praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Quando surge o piolho é feita uma solução de água e sabão que é polvorizada nas plantas atingidas

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

desenhos livres com os feijões.
Depois da colheita e debulha, uma parte dos feijões foram para a sala e cada criança usando a sua imaginação, criou vários desenhos de forma livre, tendo terminado com um que ficará para memória futura . Na sala existe uma área de experimentação que para além de outros materiais também tem uma caixa com feijões, vários medidores e uma balança para duma forma autónoma realizarem descobertas

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Depois das nozes lavadas e secas, os grupos reuniram-se no recreio e realizaram diversas atividades no âmbito da matemática ( contagem, comparações na quantidade e no tamanho). De seguida deram asas à imaginação e fizeram desenhos com as nozes que tinham. No final colocaram no saco de papel do pão e foram agradecer ás nogueiras o fruto oferecido. Os pais também agradeceram no dia seguinte a oferta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Espaço de descoberta e de brincadeira
Este espaço é muito utilizado ao longo do ano não só no cultivo mas também por ser um espaço de convívio e descoberta. Materiais como baldes pequenos, pás e ancinhos, terra ervas, paus, pedras, bichos da conta, caracois.... estão ao dispor das crianças de forma a potenciarem as suas descobertas individuais e de pequeno grupo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O facto de escola ter um espaço exterior tão rico no tamanho e diversidade em que se incluiu a horta, e esta ser tão utilizada tanto de forma lúdica como enquanto espaço de trabalho, torna-se uma mais vaila diferenciadora em relação ás outras escolas circundantes. A horta é um espaço vivo e dinâmico de aprendizagem e de prazer.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/groups/248207108548249/?hoisted_section_header_type=recently_seen&multi_permalinks=5144124292289815