Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde outubro de 2021

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Desenvolvimento pessoal e social Desenvolvimento da autonomia Português Funcional Matemática Funcional Ambiente e Reciclagem Artes Práticas Expressão Plástica Inglês Espanhol Plano Individual de Transição

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

Nenhum

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- Por vezes, quando necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promoção da consciência ecológica dos alunos.
Observação e investigação do desenvolvimento das sementes e plantas.
Promoção do trabalho colaborativo, cooperativo e de equipa.
Reforço da autoestima e autoconfiança dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, em sede de aula da área de Ambiente e Reciclagem, os alunos fazer não só a repartição de tarefas, mas também a manutenção da horta. Posteriormente, é solicitada a colaboração das outras áreas que os alunos frequentam, para disponibilização de tempo, para uma manutenção quase diária.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo sempre que necessário. Até á data, não foi adicionada qualquer tipo de fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas:
coentros, salsa, tomilho, hortelã, erva-príncipe, alecrim, manjericão, cebolinho.

Plantas hortícolas:
alface, fava, tomate cherry, tomate redondo, morangos, alho, cebola, couve galega, brócolo, beterraba, espinafre, ervilha, cenoura.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 molhos de coentros;
1 molho de salsa;
20 alfaces;
15 morangos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos da horta foram facultados aos alunos intervenientes, para degustação.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, manualmente, com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Até á data, não foram combatidos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Participação no "Dia Eco Escolas" - 31 de maio de 2022
Feira da Saúde - 2 de junho de 2022

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Participação na Feira da Saúde - 2 de junho de 2022

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A relevância da criação, na escola, de uma área verde produtiva pela qual os alunos intervenientes se sintam responsáveis; do reconhecimento dos benefícios das ervas aromáticas/plantas hortícolas para a saúde; do reforço do respeito pela Natureza e a importância da sua preservação; da sensibilização da comunidade escolar para o consumo de produtos biológicos, além de uma atuação em prol de um ambiente mais ecológico e sustentável, estimulando uma atitude cívica e consciência ecológica de cada um dos intervenientes.

15.1. Link para a página da horta:

http://pcsesjp.weebly.com/