Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

35

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- Foram os pais que doaram alguns dos hortícolas, como cebolas e doaram também o fertilizante natural, uma vez que esta é uma região ainda com alguns agricultores.
- a engenheira da cooperativa agrícola e mãe de uma das meninas do 7º ano e esteve duas vezes na escola, explicou a consociação, a fertilização natural e trouxe produtos

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- as alfaces foram para o bar para fazer sandes;
- para já ainda temos poucos produtos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- os 7º anos regam diariamente.
- o clube eco-escolas trata da manutenção, como a sacha e rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

1- foram removidas as ervas
2- a terra foi toda cavada
3- colocaram-se as caixas
4- colocou-se o fertilizante natural
5- foram feitas as plantações

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

resíduos do jardim e horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

1- aromáticas e couves
2- aromáticas e courgettes
3- cebolo, alho francês e alfaces
4- couve kale e beterraba
5- pimentos e beterraba

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

estimativa:
- 5 kg de courgettes
- 10 kg de abóboras
- 4 kg de pimentos
...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

bar da escola;
funcionários da escola e professores

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

as turmas de 7º, regam diariamente a horta

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- ainda não foi necessário

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

água e sabão
ervas aromáticas (prevenção)

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula sobre agricultura biológica, na disciplina de cidadania e desenvolvimento

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta foi um projeto de DAC e Cidadania e Desenvolvimento das turmas de 7º ano.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=730951124598048&set=a.105838900442610