Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Santo André (Mafra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Vamos começar este período

2. Área aproximada da horta (m²):

12m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Física e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

8

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias estão a ajudar com materiais para serem reaproveitados na construção da horta e com produtos para serem plantados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Esperamos que a nossa horta sensibilize e eduque para uma alimentação biológica, bem como para uma alimentação variada.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estamos em fase de organização.
Para já todos os envolvidos participaram no projeto e estão a ajudar na construção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi todo limpo e organizaram-se os diferentes espaços, para as diferentes culturas.
Como o terreno vai ser cultivado pela primeira vez, não iremos usar fertilização ainda.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Iremos colocar: Chás e ervas aromáticas, alfaces, pepinos, tomates, cenouras, cebolas, curgete, pimento, abóboras, couves e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Todas as 5.ªs feiras em reunião do grupo responsável definimos quem é responsável pela rega nos diferentes dias. A cada dia, a pessoa responsável deve avaliar a necessidade de rega e registar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é realizada diariamente. O aluno responsável pela rega deve registar também se existe alguma praga ou doença, bem como se foi colocada alguma coisa para tratar e o quê.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Trabalho de investigação e criação de um portfólio de todas as culturas.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos - a escola considera muito importante a educação alimentar e podermos utilizar a horta biológica como vetor de uma alimentação não só saudável como equilibrada é fundamental extremamente valioso.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Trabalho de investigação e criação de um portfólio de todas as culturas - o conhecimento do que se está a cultivar e o que cada alimento nos trás de bom ao organismo, ajuda-nos a fazer escolhas conscientes. Por esse motivo é essencial que não só os alunos envolvidos no projeto conheçam o valor de cada nutriente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta - a passagem de conhecimento de pais para filhos e de avós para netos é uma mais valia que a escola gosta de promover. Nesse sentido iremos aproveitar o melhor conhecimento dos nossos encarregados de educação e familiares e escolher assuntos da horta que possam ser transmitidos em aulas práticas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está a ser iniciada. Ainda não temos nada que consigamos partilhar, mas assim que tivermos, vamos partilhando a evolução e as fotografias das atividades.

15.1. Link para a página da horta: