Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Gavião (Gavião)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

AEC de Empreendedorismo, Ciências Naturais, Estudo do Meio.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

173

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas em atividades devidamente programadas e planificadas, por exemplo plantação de alfaces e de outras sementes ou plantas trazidas pelos familiares. Alguns familiares contribuem com fertilizante biológico para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Venda de produtos à comunidade, feira de produtos na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada e mantida com a colaboração de um funcionário da escola. Os alunos vão à horta semear, plantar, regar e colher os produtos na AEC de Empreendedorismo e nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, Estudo do Meio e Ciências Naturais.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita com recurso ao resultado da compostagem. E com recurso a fertilizante biológico dado pelos pais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos dos produtos da cozinha, ervas, folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cebolas, alfaces, ervas aromáticas (coentros, salsa), couves.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comunidade Escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com recurso à água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Cabras.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: