Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

32

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2 diretos, com horas atribuídas e 1 voluntário

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Educação para a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

19

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos, junto com as famílias, oferecem sementes e outros materiais necessários para a Horta. Durante a realização da Brigada, são analisadas questões e problemas na Horta que os alunos posteriormente debatem com as famílias e na semana seguinte partilham com as professoras responsáveis as ideias e sugestões. Os alunos também compram produtos da horta, por indicação dos pais, no “Mercadinho da Horta”.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alunos, professores e assistentes operacionais mostram interesse e curiosidade em conhecer e visitar a Horta e em provar e comprar os seus produtos. De destacar o número significativo de alunos que nos seus intervalos vão ver a Horta e posteriormente comentam com professores e colegas o que viram. Também vários membros da comunidade educativa (crianças e adultos) contribuem com recursos em falta e fazem doações, como cinza, borras de café e sementes e plantas prontas a plantar.
Regularmente são realizados “Mercadinhos” com produtos da horta e que têm grande adesão por parte da comunidade educativa com venda imediata de praticamente todos os produtos hortícolas disponíveis. Os alunos responsáveis pela sua dinamização estiveram também muito empenhados, tirando do seu tempo sem aulas para estar presentes e ajudar. O “Mercadinho da Horta” tem uma estrutura em madeira de apoio à mostra de produtos, construída pela Brigada das Artes Plásticas do Eco-Escolas. Há ainda uma folha de registos, onde os alunos fazem um inventário dos produtos existentes.
Para além do “Mercadinho da Horta” são por vezes feitas ofertas de produtos da horta à comunidade educativa, como por exemplo, legumes, aromáticas, plantas para chá e fruta das árvores do pomar.
Desde o seu início os alunos respeitam o espaço da Horta, não danificando nem roubando produtos hortícolas. É de destacar o interesse crescente pelo contacto com a Natureza e o prazer na recolha dos produtos produzidos assim como o entusiasmo na observação semanal do crescimento das plantações e nas descobertas de biodiversidade quando estão a tratar da Horta. Também o conhecimento do ciclo de vida de cada uma das espécies vegetais e os cuidados a ter para o seu desenvolvimento e a sensibilização para a implementação de técnicas biológicas, comprovando-se o sucesso das mesmas, e a surpresa de quem prova os alimentos, pelo seu sabor e textura, sem adição de químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Brigada da Horta funciona em horário fixo, duas vezes por semana, durante 45 minutos em dois dias. Devido à pandemia, apenas se inscreveu uma turma em cada Brigada, tendo sido voluntária a inscrição dos alunos de cada turma, sendo uma turma de 5.º e uma de 6.º ano. A brigada de alunos de 5.º ano é responsável pelo apoio aos talhões e pelas aromáticas, e a de 6.º ano pelas aromáticas, diferentes árvores em redor da escola e pomar.
A Brigada de 8.º ano funciona em modo voluntário uma vez que a professora responsável aderiu através da Bolsa de Voluntários Amigos da Horta (aberta a professores e assistentes operacionais) e que regularmente apoia a Horta com alunos da sua turma, sobretudo a nível de apoio nos talhões e pomar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, o solo é limpo de ervas daninhas (e que são colocadas no compostor) e, em seguida, é cavado e misturada a terra dos dois talhões com o composto, produzido no compostor junto à horta. Este composto é ainda adicionado regularmente ao canteiro das ervas aromáticas e ao pomar.
Todas as semanas, no início do tempo de trabalho de cada Brigada são recolhidos no refeitório e bar de professores os restos vegetais e borras de café para colocar no compostor e regulamente é feita a manutenção do composto e quando pronto é adicionado à terra das plantações.
Nas diversas plantações dos talhões e canteiro das aromáticas, é colocada uma camada de caruma proveniente das casuarinas da escola, para manter a humidade da terra. Pontualmente, em algumas plantações, é utilizada cinza trazida por vários elementos da comunidade educativa, a fim de fertilizar o solo.
Nas aromáticas e árvores do pomar foi ainda adicionada, sobre o solo, casca de pinheiro, disponibilizada pela Câmara Municipal de Sintra, contribuindo assim para uma melhoria na sua manutenção.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Semanalmente, dois alunos da Brigada da Horta recolhem borras de café do bar dos professores e restos de vegetais do bar dos professores e refeitório dos alunos, para serem colocados no compostor. Acresce ainda as “ervas daninhas” e outras plantas resultantes da manutenção dos talhões e espaços verdes da escola.
Alguns membros da comunidade educativa trazem de suas casas restos vegetais e borras de café, que são também colocados no compostor, habitualmente. É ainda adicionada cinza também trazida pela comunidade educativa.
Dois alunos da Brigada da Horta são responsáveis por revolver o composto regularmente, fazendo a sua manutenção.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas para atrair insetos e afastar pragas: erva-príncipe; erva-cidreira; sálvia; boldo; alecrim; alfazema; salsa; coentros; hortelã; hortelã-pimenta; hortelã-menta; manjericão; funcho; loureiro; tomilho; orégão; lúcia-lima; manjericão roxo; stevia; sorrel-dos-bosques; erva azeda; poejo; cardo e aloé-vera.
Culturas: couve-de-bruxelas; alface; morangueiro; tomate; pimento-padron; couve-galega; batata; feijão; ervilhas; abóbora; cebolo; pepino e beringela.
Frutos e aromáticas no talhão inferior: fisális e cebolinho.
Pomar: laranjeira, pereira, romãzeira, limoeiro e ameixoeiras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Uma parte é vendida através dos Mercadinhos, pelos alunos; outra parte é oferecida aos alunos que participam nas atividades ou doada para a confeção de refeições na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Apenas é feita a rega quando o tempo fica mais seco e as temperaturas estão mais altas. Nesses dias, a rega é realizada no último intervalo do dia pelas professoras responsáveis e pelos alunos que frequentam a Brigada da horta. Quando necessário, é realizada pelos assistentes operacionais. Os talhões e o canteiro das aromáticas são regados com mangueira e o pomar com baldes.
Esteve prevista a implementação de um sistema de rega gota a gota mas a turma responsável acabou por não conseguir implementar.
Está ainda em curso a implementação de um sistema de recolha da água das chuvas. O reservatório já foi atribuído à escola por uma empresa, através do representante dos encarregados de educação. Está a faltar a construção de um sistema de recolha da água das caleiras diretamente para o reservatório.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, diariamente quando se rega, verifica-se o estado das plantas e atua-se de imediato com soluções naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lesmas, na altura de maior chuva. Foi combatida com cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizados vários “Mercadinhos da Horta” no átrio da escola, de forma a terem acesso diferentes membros da comunidade educativa, havendo uma banca de apoio em madeira construída pelos alunos da Brigada das Artes Plásticas, do Eco-Escolas.
Os “Mercadinhos da Horta” foram dinamizados por alunos da Brigada, responsáveis por anunciar e vender os produtos hortícolas recolhidos na Horta e ainda pela recolha e contabilização do dinheiro, em folhas de registo criadas para o efeito. A adesão por parte da comunidade educativa foi muito grande, tendo sido vendidos quase todos os produtos de imediato, alguns até já estavam reservados antes de a venda começar. O dinheiro recolhido reverteu para um fundo de aquisição de recursos para a horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No início do ano letivo, os alunos realizaram saídas de campo em Ciências Naturais, explorando os espaços verdes da escola, com maior enfoque na horta biológica através da exploração de um guião, nas turmas de 5.º ano.
Posteriormente, na semana de Aulas ao Ar Livre este espaço foi novamente utilizado no âmbito de algumas disciplinas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Alguns dos alimentos recolhidos na Horta foram oferecidos para a confeção de sopas e saladas para os professores, tendo sido muito apreciadas por estes. A destacar a couve-galega e a alface. Não se pode ofertar para o refeitório dos alunos por este ser gerido por uma empresa privada.
Alguns dos alimentos são também oferecidos aos alunos que ajudam na horta, como é o caso dos morangos, fisális e algumas aromáticas, como a hortelã e erva-cidreira muito apreciada por eles.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O contacto com a natureza e o desenvolvimento de autonomia por parte dos alunos no cuidado e proteção da horta.
A satisfação de muitos alunos em realizar atividades que no passado, ou ainda no presente, realizavam com os avós reavivando assim memórias e o prazer em trabalhar a terra. Este entusiasmo é sentido também nas conversas com diversos adultos da comunidade educativa.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EcoEscolaEscultorFranciscoDosSantos