Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano plantámos morangos e só em março a junta de freguesia entregou uma carrinha de terra. Logo existe desde março deste ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube Eco-Escolas e História e Geografia.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidos através da participação na horta na Semana Aberta do Colégio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Apresentamos os resultados regularmente nas redes sociais do Colégio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada nos dois tempos de 50 minutos atribuídos ao Clube Eco-Escolas.A repartição de tarefas é feita pelos alunos que se organizam entre eles e repartem tarefas, como a rega, a compostagem, cuidado com ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Quanto à limpeza são retiradas as ervas daninhas, e a fertilização é feita através da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor, e no fim das refeições no refeitório, um grupo de alunos recolhe os alimentos que podem seguir para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

---

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

---

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Dividido pelos alunos e a primeira alface foi oferecida à direção.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da chuva e através de uma torneira junto à horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É realizada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Instagram, colegiosenhordosmilagres