Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Salesianos do Estoril - Escola (Cascais)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro 2022

2. Área aproximada da horta (m²):

60 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Ciências Naturais e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quando os produtos agrícolas começaram a ser colhidos (3ºPeríodo) foram vendidos aos pais às sextas-feiras à tarde, no final do dia. O dinheiro angariado reverteu para reinvestimento na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Maior motivação para uma alimentação saudável, maior consciência da importância da agricultura biológica, maior valorização dos vegetais e da sua importância para uma alimentação variada e equilibrada. Promoveu ainda um maior contacto com a natureza e o contacto com a biodiversidade existente no espaço.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é um projeto das 4 turmas do 3º ano, estando a manutenção da horta repartida pelos 4 grupos de alunos. O grupo de alunos que integrou a brigada da Mata (do 2º e 3º ciclos), colaborou na rega e na apanha de ervas daninhas, nos intervalos de almoço, duas vezes por semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi revolvido por uma enxada. Removeu-se todo o lixo existente (plásticos, vidros e materiais não orgânicos). Em seguida, retiraram-se as pedras maiores e procedeu-se à limpeza de todo o tipo de ervas daninhas. Criou-se um cercado com troncos de pinheiro para delimitar as zonas de plantação. Fizeram-se cavas e regos para proceder à plantação das mudas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi realizada com restos de vegetais, raspas de madeira e folhagem. O material foi colocado num compostor plástico, comprado para o efeito (projeto realizado por alunos do 12º A, no âmbito das disciplinas anuais de Biologia e Química).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sendo uma primeira experiência não foi dada importância às consociações, tendo-se antes optado por separar as culturas pelos diversos espaços.
Cultivou-se acelgas, alfaces, pepinos, tomates, salsa, coentros, pimentos e manjericão.
Em canteiros que rodeavam a horta plantaram-se morangos, hortelã, tomilho e alecrim.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 Kg de Acelgas
6 Kg de Alfaces
3 Kg de Pepinos
10 Kg de Tomates
2 Kg de Pimentos
1 kg de Morangos


9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos agrícolas foram postos à venda aos Encarregados de Educação dos alunos do 1.º Ciclo, às sextas-feiras à tarde, no final do dia.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é assegurada pelos alunos do 3º ano (4 turmas) rotativamente e pelos alunos da Brigada da mata, com a orientação dos professores do Ecoescolas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Durante as regas observaram-se as culturas verificando-se a existência de pragas ou doenças, que não foram significativas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sendo um espaço protegido dentro da Mata não tivemos grandes preocupações com pragas ou doenças, exceto alguns caracóis e lesmas e os pássaros que habitam o espaço circundante.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de Matemática na horta
Os alunos do 3.º Ano mediram os socalcos e com esses valores foram desafiados a calcular o perímetro e a área dos mesmos.
Resolução de problemas envolvendo diferentes operações e diferentes grandezas (massa - cálculo do peso dos produtos colhidos, por exemplo)
Representação dos dados recolhidos (quantidade de produtos agrícolas colhidos, por exemplo) em gráficos e tabelas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas de Estudo do Meio na horta
Através da manutenção da horta os alunos aperceberam-se da importância do solo, conhecendo as suas características.
Também compreenderam melhor a importância da água e do ar para os seres vivos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas de Português na mata
Compreensão e pesquisa de novos vocábulos e registo da informação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi muito interessante a adesão dos alunos, em particular dos mais velhos do 2.º e do 3.º ciclo (que aderiram livremente, integrando a brigada da Mata, duas vezes por semana à hora do almoço). Estes alunos além das tarefas de manutenção da horta, fizeram sementeiras em caixas de ovos, cuidando delas nos parapeitos das salas de aula.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/252111118229436/posts/pfbid02WYNxdRRiJSw7Xhc6rRvcqigKUey2WkKtQsoxv9PetRj748FAgZrj5BeaUnezNNJEl/