Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB 2,3/S de Baião (Baião)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A começar este ano letivo de 2021/2022

2. Área aproximada da horta (m²):

mais de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas do 1º ciclo (em especial Estudo do Meio) e Ciências Naturais (2ºCiclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste primeiro momento , as famílias participam de modo mais informal. Quando solicitadas dão apoio aos seus filhos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de uma horta;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas;
- Sensibilizar a comunidade escolar de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada um de nós.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Neste primeiro momento os alunos estão a aprender a semear e cultivar plantas aromáticas.
Cada turma do 1º ciclo, com o seu professor, será responsável pela manutenção de uma porção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Neste primeiro momento ainda estamos à espera da ajuda da Câmara Municipal de Baião para a limpeza e preparação da área que servirá para a implementação da horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ainda não se encontra em fase de execução mas serão aproveitadas as cascas de fruta e resíduos que possam ser utilizados, resultantes dos lanches dos alunos, professores e comunidade escolar em geral.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Estamos a realizar, com os alunos, sementeiras de diversas espécies para constatar a sua viabilidade.
Também estamos a proceder a plantações de plantas aromáticas e à germinação de bolotas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos água corrente, que alimenta um charco.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Neste momento ainda não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: