Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Loureiro (Oliveira de Azeméis)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2020/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

29m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, Estudo do Meio e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

43

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam trazendo para a escola baldes com «castanhos, verdes, secos e húmidos» para o compostor. A associação de Pais comprará hortícolas e aromáticas. Envolvimento das famílias nas tarefas pedidas sobre as Hortas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os morangos e as framboesas serviram de lanche para os alunos, na escola. O tomate, as alfaces, as couves, as curgetes, os pimentos e as cenouras foram oferecidos ao ATL, para a confeção de refeições dos alunos, na cantina. O impacto nos alunos é sentido uma vez que dizem gostar da experiência de plantar e semear. Também gostam de ver a horta escolar porque a escola fica mais bonita com as hortícolas e com o cheiro das aromáticas. Comer os frutos e as hortícolas da horta faz melhor à saúde. Acham muito importante realizar atividades ao ar livre.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é dividida em três partes, sendo cada uma para cada turma. Os alunos de cada turma são responsáveis pela manutenção da horta, com o auxílio das assistentes operacionais. A terra será cavada pelas assistentes com a colaboração dos alunos. Estes terão de cuidar do seu cantinho da horta, plantando, regando, arrancando as ervas daninhas...

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é iniciada como arrancar das ervas daninhas com as mãos pelos alunos. As assistentes fazem uma limpeza mais rigorosa com a enxada. A fertilização é feita com a compostagem do compostor da escola e estrume dos animais que alguns alunos têm em casa. (porco, galinha, coelho, pato, vacas...). Também é feito um pedido ao Centro de Educação Ambiental que ofereça fertilizantes naturais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com materiais secos e húmidos, verdes e castanhos trazidos pelos alunos, de casa, num balde oferecido pelo Centro de Educação Ambiental

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes espécies de hortícolas de acordo com a época do ano.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que as hortícolas estejam com aspeto de alguma doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos começaram a limpar o terreno de forma manual. Também ajudaram as assistentes operacionais a fazer a limpeza com materiais agrícolas adequados. Trouxeram de casa baldes e sacos com materiais para a compostagem, que espalharam pela horta. Plantaram as hortícolas compradas pela Associação de Pais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os meninos arrancaram as ervas daninhas. Já apanharam alguns morangos e beberam chá de hortelã.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Este ano letivo ainda não foi realizada nenhuma atividade com os produtos da horta, porque os produtos da horta ainda estão em crescimento. O objectivo é apanhar os produtos da horta já em fase de amadurecimento e oferecer ao ATL onde funciona o refeitório onde os alunos fazem as suas refeições diárias.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

Este link refere-se à pagina da escola do Facebook https://www.facebook.com/Traquinotas