Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio de Amorim (Póvoa de Varzim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Geografia, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta contribuiu para reformular um espaço exterior que era pouco utilizado pelos alunos. A criação da horta vertical, permitiu aumentar os espaços verdes do Colégio e criar um espaço que os alunos podem usufruir. A dinâmica que se criou entre a comunidade escolar e a horta foi muito salutar, dado que os alunos têm-se mostrado muito empenhados na manutenção da horta, tendo autorização para colher alguns das culturas que vão florescendo (morangos, amoras, salsa, pimentos padrón, entre outros).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta fica à responsabilidade do responsável do projeto Eco-Escolas que vai, mediante as necessidades, solicitando a colaboração de professores e alunos. Desta forma, pelo menos uma vez por semana, uma turma, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento fica com a responsabilidade de proceder à manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos que ficam responsáveis pela retirada das ervas daninhas. A fertilização é feita através de composto orgânico fornecido pela LIPOR.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O Colégio faz a recolha de todos os resíduos orgânicos, mas são recolhidos pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que procede ao seu tratamento.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Pimentos Padrón;
- Morangos;
- Amoras e outros frutos silvestres;
- Cebola;
- Couve;
- Hortelã-chocolate;
- Salsa;
- Coentros;
- Erva Príncipe.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita diariamente pelo professor responsável, mas também pelo alunos pertencentes ao Conselho Eco-Escolas. Posteriormente, elaborou-se um cronograma de forma a que as turmas em Cidadania e Desenvolvimento regassem a horta uma vez por mês.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A professora de Ciências Naturais, com as suas turmas de 2.º ciclo, faz uma visita à horta com uma cadência mensal para proceder a essa monitorização.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta
Com a criação da horta, algumas atividades letivas começaram a ser dinamizadas junto à horta, nomeadamente nas disciplinas de Geografia, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.instagram.com/colegiodeamorim/