Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

IJR, MJR, IBPJ

3.3. N.º de alunos envolvidos:

11

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Em relação aos produtos hortícolas, não diretamente, mas sempre que possível, os alunos levam os produtos para casa. Por vezes, quando algum tipo de produto abunda e corre o risco de se perder, os alunos oferecem a funcionários e professores.
Este ano promovemos a plantação de plantas polinizadoras na horta. Os alunos semearam diferentes espécies em estufa. Foram também semeadas em mini estufas e pequenos recipientes, para que pudessem ser levadas para casa e aí germinar. Quando ficaram prontas para serem transplantadas para a Horta, foram os alunos que fizeram a muda e foram regando e acompanhando o crescimento das suas “Plantas Bébes”.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta é um local de aprendizagem, seja para a realização de aulas ao ar livre, ou para fornecer plantas para algumas atividades de diferentes disciplinas e clubes.
Este ano, duas turmas de 5º ano, tiveram algumas aulas de Ciências Naturais na Horta Bio. E daí, partiram à descoberta da Biodiversidade presente no pátio da nossa escola, e arredores. Começaram por procurar respostas para 3 questões colocadas pela professora de CN: 1- Quantos tipos de polinizadores podes encontrar? Indica o nome. 2- Quantas plantas diferentes conseguiste encontrar? Se souberes o nome podes indicá-lo. 3-Consideras que no pátio da tua escola há uma grande biodiversidade? Porquê?
Com o auxílio de um dos professores responsáveis pela horta, os alunos identificaram as plantas comestíveis; o motivo que tinha levado ao desaparecimento das abelhas da colmeia da escola (que voltou a ter atividade no início esta primavera. Tiveram oportunidade de observar o interior da colmeia e de provar o mel. Identificaram as espécies da flora, recorrendo à app “Pl@ntNet”. Munidos dos cadernos de campo, construídos em ET, regressaram à horta para realizar os registos gráficos, que completaram com pesquisas na aula. Finalmente, na aula de EV e CN realizaram as fichas de cada espécie, culminando com a visita guiada, sendo os alunos de 5º ano os guias, do conselho Eco-Escolas, e a identificação de algumas espécies no recinto escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo a horta foi limpa e foram preparados os talhões para posteriores plantações. Procedeu-se ainda à limpeza de toda a área anexa à horta, bem como todos os espaços exteriores da escola. Estas atividades são da responsabilidade dos alunos do CEF com a supervisão dos professores responsável pelas disciplinas referidas anteriormente.
As atividades de plantação e manutenção da horta são da responsabilidade desta turma, que orienta outras turmas em atividades de sementeira, plantação, limpeza de ervas daninhas, rega ou colheita de produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano e sempre que é feita nova plantação, os talhões são preparados. Os alunos utilizam enxadas e ancinhos para preparar a terra. Só é utilizado para adubo o composto produzido na compostagem. Não são utilizados produtos químicos de qualquer tipo.
Sempre que há necessidade os alunos procedem à retirada de ervas daninhas, à mão, de forma que não comprometam as plantações.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos da horta, jardins e cozinha. O café do bar e alguns resíduos orgânicos, que professores e funcionários trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve-lombarda, couve portuguesa, couve de Bruxelas, alho francês, alface, tomate, abóbora, curgete, cenoura, espinafres, ervilhas, favas, feijões, batatas, morangos, girassóis, aromáticas e tintureiras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 100kg, no total.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os alunos levam os produtos para casa. Por vezes, quando algum tipo de produto abunda e corre o risco de se perder, os alunos oferecem a funcionários e professores.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na horta a rega é feita manualmente, utilizando apenas regadores de mão e por vezes mangueira. Os jardins têm rega automática.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As aulas no espaço da horta ocorrem duas vezes por semana, pelo que quaisquer pragas ou doenças são rapidamente detetadas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgões: combatidos com fermentado de urtiga com um pouco de sabão azul e branco, pois as joaninhas rareavam.
Lagarta da couve: retiradas manualmente duas vezes por semana.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Abelhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano, duas turmas de 5º ano, tiveram algumas aulas de Ciências Naturais na Horta Bio. E daí, partiram à descoberta da Biodiversidade presente no pátio da nossa escola, e arredores. Começaram por procurar respostas para 3 questões colocadas pela professora de CN: 1- Quantos tipos de polinizadores podes encontrar? Indica o nome. 2- Quantas plantas diferentes conseguiste encontrar? Se souberes o nome podes indicá-lo. 3-Consideras que no pátio da tua escola há uma grande biodiversidade? Porquê?
Com o auxílio de um dos professores responsáveis pela horta, os alunos identificaram as plantas comestíveis; o motivo que tinha levado ao desaparecimento das abelhas da colmeia da escola (que voltou a ter atividade no início esta primavera. Tiveram oportunidade de observar o interior da colmeia e de provar o mel. Identificaram as espécies da flora, recorrendo à app “Pl@ntNet”. Munidos dos cadernos de campo, construídos em ET, regressaram à horta para realizar os registos gráficos, que completaram com pesquisas na aula. Finalmente, na aula de EV e CN realizaram as fichas de cada espécie.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Conselho Eco-Escolas que terminou com visita guiada ao espaço exterior, cujos guias foram os alunos de 5º ano, apresentação e a identificação de algumas espécies no recinto escolar.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: