Candidatura A Nossa Horta Bio

Centro Escolar da Nossa Sra. do Pranto (Ílhavo)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Não, ainda só foi definido o espaço a ocupar pela horta.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Desenvolver a consciência ambiental;
Embelezar/rentabilizar um espaço da escola;
Desenvolver competências (conhecimentos, capacidades e valores);
Motivar os alunos para a aprendizagem da matemática, português e estudo do meio, em contexto diário;
Reconhecer a utilidade prática da matemática;
Melhorar os resultados na disciplina de matemática;
Desenvolver o raciocínio matemático, através da resolução de problemas;
Desenvolver o gosto pela matemática;
Envolver os alunos num projeto comum e transversal a várias disciplinas;
Promover o espírito de equipa e o respeito pela opinião dos outros;
Desenvolver a capacidade de comunicação.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
25 m2 (aproxidamente)

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
10

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Português, Matemática, Estudo do meio e Educação para a Cidadania/TIC/Educação Artística

6.3. N.º de alunos a envolver:
220

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
1º CEB e pré-escolar

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
6

6.5. Outros envolvidos (quais?):
pais e ATL

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Preparação do terreno;
fertilização do terreno;
plantação/sementeiras;
compra dos produtos da horta.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Rotativamente, cada turma será envolvida nas diferentes etapas da horta.

9. Como será feita a preparação do solo?
Preparação do solo: limpeza de ervas; cavar e revolver o solo.
Mobilização: pedir ajuda aos pais e encarregados de educação para colaborarem com a escola na preparação do solo. Envolver os alunos nesta atividade.
Fertilização: borras de café; estrume da compostagem; dejetos de animais (burro) de um Enc.de Educ.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
cascas de fruta, ramos e folhas de árvores, ervas,

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
hortaliças, ervas aromáticas, plantas ornamentais, feijão, abóboras, tomates, pepinos, curgetes, pimentos,...

12. Como será feita a gestão da rega?
Alternadamente, os alunos regam, com um regador, partindo de uma torneira.
Aproveitamento da água da chuva (em baldes e recipientes).

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
A monitorização de pragas e doenças será feita através das seguintes técnicas, sempre que se justifique:
- pulverização das culturas com leite (tomateiros).
- espalhamento de cinza no solo
- pires com cerveja para capturar caracóis

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Preparação do solo;
Mobilização dos pais e encarregados de educação e comunidade escolar;
Fertilização do solo;
Sementeiras e plantação;
Recolha dos produtos;
Venda dos produtos da horta.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
fevereiro/março - preparação do solo;
março - sementeiras e plantações
abril - manutenção
maio - manutenção e recolha de produtos/venda
junho/julho - recolha/venda, sementeira de abóboras

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Recipientes de recolha de água, regadores, enxadas, ancinho, mangueira com adaptador, compostor, baldes, galochas

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Associação de pais

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Grau de envolvimento da comunidade escolar
Produção da horta

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: