Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
A Horta Biológica Sustentável e Inteligente será implementada na Escola Básica Nº1 Junqueira, escola situada a aproximadamente 100 metros da escola sede, Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira. Esta escola do 1º ciclo que tem a maior parte da sua área exterior pavimentada, pelo que pretendemos construir canteiros com madeira reciclada.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A Horta Biológica Sustentável e Inteligente será implementada numa área aproximada de 40 metros quadrados, estruturada em quatro canteiros de dimensão 5mx2mx0,3m posicionados numa área plana cimentada, do recreio da escola. A agricultura biológica valoriza práticas e modos de produção agrícola que promovem a fertilidade do solo, biodiversidade e o uso eficiente da energia e dos recursos naturais,
para que a produção de alimentos, respeitando os ciclos naturais. Os objetivos a atingir com a implementação da horta biológica são: 1. Fomentar o sucesso escolar, pela promoção de oportunidades reais para que os alunos construam conhecimentos, capacidades, competências e atitudes de modo a alcançar o seu sucesso escolar; 2. Proporcionar a aquisição de aprendizagens, pela criação de ambientes e experiências estimulantes, do ponto de vista do ensino e da aprendizagem dos alunos, onde a observação, a reflexão, a previsão, a experimentação, a dúvida, o erro e a reformulação estimulem nos alunos o seu pensamento crítico e a sua criatividade; 3. Desenvolver a transversalidade entre níveis de ensino, pelo estabelecimento de interações entre os diferentes anos de escolaridade e as diferentes áreas disciplinares, o ambiente, a tecnologia e a sociedade numa perspetiva transdisciplinar; 4. Educar para o exercício da cidadania, proporcionando situações reflexivas e investigativas, onde os alunos possam identificar questões/problemas e traçar conclusões baseadas na evidência, com o propósito de compreender o mundo real de modo a intervir para o exercício pleno de cidadania; 5. Organizar um Agrupamento humanizador, que proporciona um ambiente seguro e acolhedor que respeita a individualidade dos alunos; 6. Implementar uma cultura de identidade do Agrupamento, promovendo o acesso a práticas científicas inovadoras a toda a comunidade educativa.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
40

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
6

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Matemática, Robótica, Português, Estudo do Meio, Educação Visual

6.3. N.º de alunos a envolver:
80

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
1º, 2º, 3º, 4º, 5º 6º

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
1

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Parceiros da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Lipor e do CMIA de Vila do Conde.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
As famílias e comunidade local serão envolvidos através da participação direta e através meios de divulgação e comunicação de fácil acesso, em que os alunos partilham fotos, filmes e dados com a comunidade escolar, através da rede interna multimédia, Site e Padlet do Eco-Escolas da Junqueira, bem como participam em oficinas sobre os alimentos bio (biológicos), em dias especiais do agrupamento de escolas.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos envolvidos serão do 1º ciclo e 2º ciclo. Os alunos participaram no projeto, em pequenos grupos autónomos, de acordo com uma calendarização e planificação prévia das atividades de implementação, sementeira, cultivo, manutenção e divulgação da horta.

9. Como será feita a preparação do solo?
Em agricultura biológica, a fertilização do solo é conseguida pela rotação das cultuas, incluindo leguminosas e outras culturas para adubação verde, pela aplicação de composto, e em caso de carência podem ser adicionadas algas marinhas, como o sargaço recolhido nas praias de Vila do Conde.
A agricultura biológica deverá promover a biodiversidade através da prática da policultura em consociações e aplicação de culturas em rotação que promovem um solo saudável.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com materiais provenientes da manutenção da horta, bem como materiais trazidos pelos alunos.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
As culturas em consociações serão rotativas e podem ser: Alface, rabanetes, beringela, tomates e cenouras; Couves, sálvia, menta e tomilho; Brócolo, alecrim, salsa, e tomate; Manjericão, feijão e pepino; Espinafre, alface, beterraba e couve.

12. Como será feita a gestão da rega?
Posicionamento de recipiente coletor de águas pluviais, montagem de bomba submersível e sistema de irrigação por micro-gotejamento controlado por um programa que avalia a humidade do solo através de sensores.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Uma das estratégias de controlo dos inimigos das culturas em agricultura biológica é a promoção de hotéis de insetos constitui um recurso natural que possui uma ação benéfica na limitação e controlo das pragas na proteção de culturas.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Oficinas e Palestras sobre os principais conceitos da agricultura biológica;
Atividades práticas associadas ao cultivo e produção de alimentos biológicos e a sua influência numa alimentação mais saudável e sustentável, para os elementos da comunidade escolar;
Importância da Sustentabilidade e da Educação Ambiental na formação de jovens mais informados e ativos na sua comunidade local.
Programação e Inteligência artificial para assegurar a manutenção de um sistema sustentável, recolha de dados e divulgação.
Produção de materiais digitais para divulgação nas escolas do agrupamento.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
As ações previstas seguintes serão calendarizadas ao longo do 2º período:
1º Construção de vários canteiros, com dimensão aproximada de 5mx2mx0,3m, reutilizando madeira reciclada, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde.
2º Preparação do solo, com adição de composto proveniente da Lipor.
3º Cobertura do solo com Malha anti-ervas.
4º Implementação dos sensores de humidade e temperatura de solo, e ainda de sensores de humidade, temperatura, pressão do ar, e ainda sensor para o fotoperíodo.
5º Posicionamento de recipiente coletor de águas pluviais e montagem de bomba submersível e sistema de irrigação por micro-gotejamento
6º Posicionamento de painel solar, montagem e programação do sistema Arduino para controlo automático da irrigação e recolha de dados dos sensores.
7º Sementeira de hortícolas e plantas com flores comestíveis, bem como aromáticas anti insectívoras.
8º Monotorização do sistema autónomo de rega.
9º Transplante das plantas resultantes das sementeiras e outras que os alunos tragam de casa, de acordo com o princípio de consorciação de culturas.
As ações previstas seguintes serão calendarizadas ao longo do 3º período:
10º Montagem de sensores de distância ultrassons para monotorização e recolha de dados sobre o crescimento das plantas.
11º Realização de oficinas e palestras sobre alimentos biológicos.
12º Recolha de plantas, confeção de alimentos e consumo dos mesmas pela comunidade escolar.
13º Divulgação das atividades realizadas na comunidade escolar.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Recipiente coletor de água e Madeira reciclada: 50 euros
Malha anti-ervas: 30 euros
4 sistemas de Irrigação micro-gotejamento: 50 euros
Painel solar: 100 euros
Bomba submersível: 50 euros
Sensores diversos de ar: 78 euros
Sensores diversos de solo:36 euros
Sensores de distância: 32 euros
Outros componentes eletrónicos: 30 euros
Módulo de bateria e caixa para material elétrico: 50 euros
Ferramentas jardim: 10 euros

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
A Câmara Municipal de Vila do Conde, a Lipor e o CMIA de Vila do Conde são os Parceiros fulcrais para a implementação do projeto e divulgação na Comunidade escolar.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Percentagem de alunos participantes e inquérito de satisfação.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: