Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
O projeto da estufa iniciou-se no ano letivo 2011-2012 e foi interrompido no ano letivo de 2018-2019.

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Durante o primeiro período foi reconstruída a estrutura metálica (esqueleto) e o revestimento da estufa.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
• Aplicação dos princípios da agricultura biológica, na perspetiva de contribuir para a sustentabilidade:
- Não utilização de pesticidas e fertilizantes sintéticos;
- Proibição absoluta do uso de organismos geneticamente modificados;
- Aproveitamento dos recursos locais, tais como o uso do estrume animal como fertilizante a preparação inicial do solo e aplicação de composto na manutenção;
- Escolha de espécies vegetais resistentes a doenças e adaptadas às condições locais e aplicação de consociações favoráveis.
• Envolver alunos da escola (Educação Especial e alunos do 5º ano) na prática da agricultura biológica; no estudo do ciclo de vida das plantas, influência dos fatores abióticos nas adaptações morfológicas das plantas, incluindo no seu desenvolvimento; análise e comparação do crescimento das plantas sob a influência de diferentes fatores do ambiente; no desenvolvimento das práticas agrícolas; no processo de compostagem e na venda dos produtos.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
41,25m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
6

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Matemática, Cidadania e desenvolvimento e Educação Especial.

6.3. N.º de alunos a envolver:
40 alunos

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º e 3º ciclos

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
1

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Junta de Freguesia de Rio de Loba

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Na compostagem será envolvida a cozinha/refeitório com os restos de vegetais da preparação das refeições e os alunos de uma turma de 5º ano que, juntamente com as suas famílias irão contribuir com restos orgânicos recolhidos mensalmente nas suas casas. Também serão esses mesmos alunos a realizarem a manutenção do composto.
Serão efetuadas vendas dos produtos à comunidade escolar e comunidade envolvente (a nossa Escola tem por hábito realizar uma feira, na Primavera, aberta à comunidade onde são vendidos produtos sazonais).

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Preparação do solo: professores, funcionário da escola e junta de freguesia
Plantação/ sementeira: alunos do 2º e 3º ciclos e os professores de Educação Especial
Manutenção: alunos do 2º ciclo e professora de Ciências Naturais e professores de Educação Especial
A aplicação do composto será efetuada periodicamente pelos alunos.

9. Como será feita a preparação do solo?
Limpeza do espaço: retirada de infestantes e de resíduos;
Fertilização: adição de novo solo fértil e de fertilizante de cavalo; revolver a terra/solo.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
A nossa Escola foi selecionada para desenvolver o Projeto “Devolver à Terra” e recebeu material para a construção de um compostor em madeira e utensílios para a sua manutenção. Depois da reconstrução do compostor, por inicialmente não estar adequado às necessidades da escola, vai ser iniciado o processo de compostagem. Será envolvida a cozinha/refeitório com os restos de vegetais da preparação das refeições e alunos de uma turma de 5º ano que, juntamente com as suas famílias irão contribuir com restos orgânicos recolhidos periodicamente nas suas casas. Também serão esses mesmos alunos a realizarem a manutenção do composto.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Alface-frisada; couve-coração; alho-francês; salsa e coentros.

12. Como será feita a gestão da rega?
Será mista, com instalação de rega gota a gota numa parcela da estufa e manual.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Remoção de plantas infestantes sempre que se verifique a sua existência.
As espécies a plantar/ semear já foram selecionadas de acordo com consociações favoráveis.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Conhecimento dos princípios da agricultura biológica;
- Realização de práticas agrícolas;
- Monitorização do desenvolvimento das plantas: influência dos fatores abióticos, análise e comparação do crescimento das plantas em função das diferentes condições do meio. Envolver as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Registo fotográfico e elaboração de gráficos;
- Venda dos produtos. Realização de cálculos matemáticos simples;
- Realização de um Workshop destinado a alunos não diretamente envolvidos onde os alunos apresentam trabalho desenvolvido na estufa.
- Compostagem - aplicação do composto.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Reparação da estufa - dezembro e janeiro
Reconstrução do compostor - dezembro e janeiro
Preparação do solo - janeiro e fevereiro
Colocação do dispositivo de rega - fevereiro
Plantação/ sementeira - fevereiro e março
Manutenção - março, abril, maio e junho
Venda - abril, maio e junho
Replantação - abril e maio

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Fertilizante, utensílios agrícolas, plantas, material de rega. Os produtos e respetivos custos encontram-se descriminados no anexo "Orçamento".

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
A Escola estabeleceu um protocolo de parceria com a Junta de Freguesia de Rio de Loba para o desenvolvimento do projeto. Encontra-se em anexo o documento devidamente assinado.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Crescimento das plantas;
- Venda dos produtos hortícolas (dinheiro angariado);
- Quantidade de composto produzido.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: