Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Preparação do terreno e iniciação das sementeiras.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A horta será constituída por 9 canteiros, destinados às 9 turmas existentes( J. infância e 1.º Ciclo) e cada turma será responsável pela manutenção do seu canteiro.
Temos como objetivos:
-Contacto direto dos alunos com a Natureza;
-Desenvolvimento do sentido de responsabilidade e de trabalho em equipa;;
-Incentivo a uma alimentação mais saudável.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
300m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
10

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Formação Cívica e Educação para a Cidadania.

6.3. N.º de alunos a envolver:
180

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré-Escolar e 1.º Ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Funcionários da Autarquia e da escola.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas da seguinte forma:
-Envio de sementes e plantas;
-Venda/Compra de alguns produtos obtidos na horta.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta será constituída por 9 canteiros, destinados às 9 turmas existentes( J. infância e 1.º Ciclo) e cada turma será responsável pela manutenção do seu canteiro.

9. Como será feita a preparação do solo?
O solo será preparado em articulação com os funcionários da autarquia e da escola, nomeadamente no seguinte;
-Arranque de ervas daninhas;
-Lavrar o solo;
-Fertilização do solo;
-Constituição dos canteiros.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Os materiais colocados no compostor serão as cascas da fruta dos lanches e almoços dos alunos, professores e assistentes, ervas e folhas do pátio da escola.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
As culturas a colocar na horta serão diversificadas, temos em conta as sementes e plantas enviadas pelos E. Educação, nomeadamente plantas aromáticas ( salsa, coentros, tomilho...) e outras (alface, couves, feijão, ervilhas,...) .
Serão também plantadas árvores oferecidas pela Junta de Freguesia/ Câmara Municipal e E. Educação.

12. Como será feita a gestão da rega?
Como ainda não existe sistema de rega, a horta será regada pelos alunos usado um regador ou balde.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Ainda não feita a monitorização visto a horta estar a iniciar.
Caso existam pragas e doenças as mesmas terão de ser combatidas usando produtos naturais.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Quando for possível colher os produtos agrícolas da horta serão confecionados alguns pratos simples com os mesmos.
Aulas na horta: Sempre que o professor/ educador achar necessário em articulação com os conteúdos programáticos.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Março/Abril- Colocação das plantas no espaço da horta;
Maio-Desenvolvimento de um sistema de rega/ manutenção da mesma/ Aulas na horta.
Junho-Manutenção da horta/Aulas na horta/Colheita de produtos/ Confeção de pratos saudáveis/ Feirinha na escola.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Sistema de rega automático;(200-euros)
Motoenxada a gasolina ( orçamento-300 euros)

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Autarquia.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Grau de interesse e participação dos alunos na atividade;
-Adesão da comunidade escolar à atividade,;
- Quantidade/qualidade dos produtos obtidos.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: