Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica 2,3 de Pegões (Montijo)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Já existiu uma pequena horta entre 2010 a 2020.

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Foi pedido à Junta de Freguesia que lavrasse o terreno uma vez que não estava em condições de poder ser utilizado.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Objetivos:
- Promover uma abordagem na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social;
- Envolver os alunos em ações que pretendam contribuir para as boas práticas ambientais;
- Promover uma alimentação mais saudável e sustentável na escola e comunidade;
- Realçar a importância da aquisição dos produtos locais;
- Promover e sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da agricultura biológica.
Descrição:
Realização de culturas em rego, ou seja, sulco feito no solo, em linhas retas paralelas, onde se depositam sementes ou plantas pequenas. Além do espaço necessário para as diversas culturas, irá considerar-se ainda os espaços para os caminhos, de modo a permitir o acesso às culturas e evitar que sejam pisadas e, eventualmente, para os eventuais tabuleiros de sementes.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
60m²

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
5

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ensino Especial e Oficina de Língua Portuguesa

6.3. N.º de alunos a envolver:
46

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Todos os anos do 2º ao 3º ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
1

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Avô de um aluno, Encarregados de Educação e Junta de Freguesia

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
As famílias ajudarão com a manutenção da horta, com a disponibilização de sementes ou plantas para plantar, com a ajuda na construção de "casas de insetos".
Quinzenalmente ou mensalmente, consoante a necessidade.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos, supervisionados pelos docentes, irão diariamente monitorizar a horta assim como participar ativamente nas tarefas de cultivo e manutenção da rega (rega, limpeza do terreno, fertilizar, cultivar, …).
Semanalmente haverão três grupos:
1º grupo- alunos do 3º ciclo (Ensino Especial)
2º grupo- turma do 2ºciclo
3º grupo- turma do 2º ciclo
Cada grupo ficará responsável por diferentes tarefas consoante a necessidade da altura: poderá ser preparação do solo, fertilização (compostagem), plantar ou semear, regar, eliminar ervas daninhas, monitorização de pragas e doenças.
Todas as tarefas realizadas serão devidamente registadas.

9. Como será feita a preparação do solo?
A preparação do solo é um aspeto fundamental para o sucesso deste projeto. Em primeiro lugar é feita a limpeza do terreno, removendo todas as pedras e ramos ou outro tipo de material que possa prejudicar a plantação. A terra deve ser o mais fértil possível e fresca mas, ao mesmo tempo, perfeitamente drenada.
Inicialmente, e para ajudar nesta tarefa, será a Junta de Freguesia a lavrar o solo com um trator. Posteriormente, serão os alunos, com o auxílio de uma pessoa da comunidade escolar (avô de um aluno) que, com o auxílio de enxadas e sachos farão a manutenção da horta.
A fertilização que irá ser efetuada será uma fertilização orgânica, uma vez que é o tipo de fertilização mais adequada a utilizar na implementação de uma horta biológica. Desta forma, irá ser realizada compostagem.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
O processo da compostagem é feito num compostor (que é necessário adquirir).
Os materiais orgânicos a utilizar serão os resíduos provenientes da cantina da Escola, tais como restos de hortaliça e cascas de fruta, e borras de café recolhidas das cápsulas de café da sala dos professores e também trazidas pelos alunos.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
- Plantas aromáticas: coentros, salsa, hortelã, alecrim
- Plantas hortícolas: alface, couve, cenoura, courgette, pimentos, abóbora, tomate, favas, feijão verde.

12. Como será feita a gestão da rega?
A frequência da rega dependerá da humidade da própria terra e do clima (temperatura, humidade, precipitação) e será tanto mais frequente quanto mais quente e seco for o tempo. Preferencialmente, e tanto quanto for possível, iremos efetuar as regas de manhã, com o sol ainda baixo. Iremos ter em atenção que nem todas as plantas têm a mesma exigência em humidade. O tipo de rega a utilizar é a rega manual com o auxílio de um regador ou rega por sulco com o auxílio de uma mangueira.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim. A monitorização será realizada pelos alunos, semanalmente, onde irão:
- observar as plantas e verificar se apresentam sintomas de algum problema;
- eliminar as partes doentes das plantas e retirar as plantas infestantes.
Como medidas preventivas, que permitem o controlo e combate de doenças, pragas e infestantes serão utilizadas:
- proteções físicas como redes ou outros para evitar pássaros e roedores;
- cobertura do solo com palha, ou outros materiais orgânicos por forma a dificultar o desenvolvimento de ervas infestantes, evitando a evaporação e fornecendo matéria orgânica por decomposição.
Em caso da existência de pragas e doenças serão utilizados meios de luta físicos (utilização de armadilhas específicas), como por exemplo fazer armadilhas com água em recipientes amarelos ou cartões amarelos pegajosos, regar com mangueira em jato forte, utilizar pasta de farinha e gordura nas plantas, cinzas peneiradas ou água e sabão no solo, perto das plantas.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Preparação do solo;
- Fertilização do solo (processo de compostagem);
- Sementeira e plantação das espécies;
- Rega da horta;
- Manutenção da horta (rega regular, à realização de sachas (quando necessário) e à eliminação de ervas daninhas);
- Colheita das plantas;
- Monitorização de pragas e doenças.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Fevereiro- Preparação do terreno e fertilização do solo
Março- Plantação de culturas
Abril- Manutenção da horta e proteção contra pragas
Maio- Manutenção da horta, proteção contra pragas e início da colheita das culturas primavera-verão
Junho- colheita e manutenção da horta

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
1 CONTENTOR ECO COMPOSTOR ……………………………..……………….……………….. 120€
3 BALDE PLÁSTICO PRETO 10 LT ………………….……………………………..….. 1,10€x3= 3,30€
4 ENXADA ………………………………….…………………………………………...12,26€ x4= 49,04€
4 SACHO…………………………………………………………………………….……. 7,17€x4= 28,68€
3 ANCINHO TRADICIONAL 10 DENTES …………………………………………... 7,52€ x3 = 22,56€
3 REGADOR PLÁSTICO REDONDO 9LT…………………………..……….……… 5,41€ x 3= 16,23€
6 LUVAS PRETAS NEOPRENO+PVC ……………………………………………… 1,94€ x 6= 11,64€
1 RESERVATÓRIO PLÁSTICO 1000 LT…………………………………………….……………….. 90€
TOTAL ………………………………….……………………341,45€

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
- Junta de Freguesia
- Projeto de Educação para a Saúde da escola (PES)

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Número e diversidade dos produtos produzidos.
- Qualidade dos produtos produzidos.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: