Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Não. Até à data, o trabalho desenvolvido focou-se no planeamento da horta, com especial enfoque na seleção de culturas e consociações, na pesquisa de potenciais auxiliares de horta e de tratamentos biológicos, na procura de informação sobre técnicas de compostagem e na preparação de atividades a desenvolver em torno da horta.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Pretende-se a construção de uma pequena horta horizontal com formato retangular, de fácil acesso a alunos e professores, que tenha uma fonte de água próxima, bastante exposição solar e com tamanho suficiente para que possa crescer no futuro. Conforme croqui da horta em anexo, pretendemos implementar e explorar várias técnicas relacionadas com a agricultura biológica, nomeadamente a compostagem, o uso de culturas consociadas, a técnica de mulching assim como a prevenção e tratamento de pragas e doenças com recurso a plantas sacrificiais e soluções caseiras.
Os objetivos gerais da implementação da horta são: adquirir a noção da importância das plantas nos ecossistemas; compreender a opção pela agricultura biológica como forma de utilização sustentável dos recursos naturais; compreender o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção das plantas; compreender o funcionamento dos agroecossistemas e as interações com os seres vivos auxiliares; seguir as instruções e utilizar corretamente as principais ferramentas e materiais da horta e gerir quantidades de água e de fertilizantes orgânicos e por fim, observar, investigar, tomar decisões e comunicar.
Para além destes objetivos pretende-se ainda promover nos nossos alunos capacidades para planificar e realizar experiências; interpretar os resultados; identificar e operacionalizar variáveis; fazer medições, previsões e registos; formular hipóteses; processar informação e comunicar. Existem ainda objetivos relacionados com a formação individual dos alunos nomeadamente: aumentar o seu conhecimento através do levantamento de questões e espírito crítico; estimular o trabalho em equipa; respeitar e valorizar o trabalho dos outros; desenvolver estratégias para tomar decisões com as informações disponíveis; desenvolver a autonomia e a capacidade de organização do trabalho e aumentar o sentido de responsabilidade e de compromisso pessoal.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
20

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
6

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
As disciplinas que irão participar na dinâmica da horta são as disciplinas de Educação Especial, Educação Visual e Tecnológica assim como as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, através do Clube das Ciências.

6.3. N.º de alunos a envolver:
15

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Os alunos envolvidos pertencem aos 2º e 3º ciclos.

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
1

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Estarão também envolvidos o Clube “Upa-Lupa” e o Clube das Ciências, em funcionamento na escola.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
É também nosso objetivo envolver a comunidade escolar e as famílias, solicitando, sempre que possível, a sua colaboração na manutenção e enriquecimento da nossa horta. A título de exemplo, podemos solicitar ajuda na plantação e/ou colheita de culturas promovendo assim momentos de partilha e aproximação entre todos (família e comunidade escolar).

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta será feita essencialmente pelos professores e alunos envolvidos no projeto. Irá obedecer a uma planificação semanal, de forma a garantir cuidados regulares à horta e responsabilizar todos os intervenientes.

9. Como será feita a preparação do solo?
Uma vez escolhido o terreno a cultivar, irá proceder-se à limpeza do mesmo. Pretende-se proceder à sua fertilização recorrendo a fertilizantes naturais, nomeadamente borras de café, cascas de ovo e cascas de banana.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Pretende-se construir um compostor, em forma de paralelepípedo, reutilizando 5 paletes de madeira existentes na escola. Três destas paletes serão unidas com arame, sendo que a quarta palete terá a função de porta para permitir o acesso ao interior do compostor, de forma a controlar o processo de compostagem e retirar o composto finalizado. Uma quinta palete servirá de tampa com o intuito de evitar a entrada de água em excesso no compostor e manter o equilíbrio de água no mesmo.
Este compostor será construído por alunos de Educação Especial e respetivos professores.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
As culturas consociadas que pretendemos cultivar são o tomate e o alho-francês, assim como a cenoura e a cebola. Queremos também cultivar curgetes e plantar flores comestíveis, como petúnias ou amores-perfeitos, para dar cor à nossa horta e posteriormente cor às refeições elaboradas.
Pretendemos recorrer ainda à consociação com flores usadas como plantas companheiras, nomeadamente à consociação tomate e chagas.

12. Como será feita a gestão da rega?
A gestão do processo de rega irá obedecer a uma escala.
Consideramos que uma correta gestão da rega deve procurar evitar o desperdício de água. Assim, de forma a reduzir a frequência das regas e reter a humidade a nível do solo, iremos recorrer à técnica de mulching, colocando entre as linhas de plantação tiras de cartão, recobertas de folhas. Iremos também aproveitar a água da chuva recolhida de um telheiro e guardada num barril para regar a nossa horta.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Em primeiro lugar, de forma a reduzir o aparecimento de eventuais pragas e doenças junto das plantas da horta, iremos recorrer à cultura consociada (exemplo: cenoura e cebola, sendo que a cebola irá repelir a mosca da cenoura) assim como à prevenção biológica plantando na horta “plantas sacrificiais”, como as chagas, já que atraem para si parasitas como os afídios e a mosca branca. Ainda de forma preventiva, pretendemos recorrer às tagetes, formando uma bordura à volta da horta, numa tentativa de criar uma barreira contra as formigas, mosca branca e vários insetos prejudiciais que serão afastados pelo forte odor que estas plantas exalam.
Será feita regularmente, com base na observação das plantas da horta, a monitorização de pragas e doenças. Caso existam, serão combatidas recorrendo a tratamentos biológicos, como por exemplo: solução de extrato de tagetes (plantadas à volta da horta) para pulverizar na parte área das plantas ou solução caseira de sabão e extratos de plantas, entre outros.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
As principais atividades que pretendemos concretizar em torno da horta são:
- Explorar a sazonalidade dos alimentos, analisando com os alunos um calendário de sementeiras e culturas por regiões de Portugal;
- Construção de comedouros para aves, numa tentativa de atrair aves insectívoras auxiliares da horta, em colaboração com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica;
- Explorar o processo de compostagem;
- Realização de observações, a olho nú e com lupa, da biodiversidade do micro-sistema da horta, por todos os alunos envolvidos na manutenção da horta, com particular enfoque nos alunos de Educação Especial, assim como pelos alunos do Clube “Upa-lupa” e do Clube da Ciências, dinamizados na escola por uma animadora socio-cultural e professores de Ciências Naturais e Físico-Química, respetivamente;
- Dinamização de algumas oficinas de cozinha, através da preparação e/ou divulgação de refeições diversas com os produtos da horta, em colaboração com a equipa do Projeto de Educação para a Saúde;
- Exploração de provérbios populares sobre colheitas, em colaboração com o departamento de Línguas;
- Recolha da água da chuva.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Os meses de janeiro e fevereiro destinam-se às seguintes atividades: limpeza do terreno a cultivar e respetiva fertilização para as culturas de primavera-verão, sementeira em viveiro e construção do compostor. No mês de março, prevê-se a plantação das culturas de primavera-verão. Os meses de abril e maio destinam-se à manutenção do compostor e da horta, com especial atenção às doenças e pragas. No final do mês de maio e no mês de junho, esperamos iniciar a colheita das culturas primavera-verão e elaborar uma ementa/receitas saudáveis com os produtos da nossa horta.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Para concretizar o projeto "A nossa Horta Bio", necessitamos dos seguintes materiais: ancinhos, enxadas, pás, baldes, mangueiras, borrifadores, composto orgânico biológico assim como sementes e plantas.
O custo previsto é de cerca de 350 euros.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
De momento, a escola não dispõe de parceiros para a implementação da horta.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Pretendemos recorrer aos seguintes indicadores para avaliar o projeto:
- Quantidade e qualidade dos produtos obtidos a partir da nossa Horta Bio;
- Grau de concretização das atividades planeadas em torno da Horta;
- Observação direta da motivação e participação dos diversos intervenientes na Horta.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: