Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EBI do Esteval (Montijo)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Devido ás constrições da pandemia ainda não foi possível iniciar os trabalhos previstos para o ano letivo anterior embora já tenham sido estabelecidos os contatos com a Casa do Ambiente do Montijo para a ajuda á primeira mobilização do solo para data próxima.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Desenvolvimento de autonomia e cidadania ativa
Criar uma consciência ambiental nos alunos;
Estimular a atividade fisíca
Proporcionar experiências de aprendizagem ao ar livre
Possibiltar aos alunos o conhecimento e cultivo das plantas que serão utilizadas no dia do eco escolas na Confeção de refeições saudáveis ,na Unidade de Ensino Estruturado (UEE).
Consciencializar os alunos para a importância de uma alimentação saudável e equilibrada com alimentos saudáveis e biológicos.
Possibiltar a experiência de degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios alunos.
aproveitamento dos espaços verdes para o desenvolvimento de um projeto de cariz transversal e unificador da comunidade educativa
Desenvolvimento das capacidades motoras dos alunos.
Melhorar as aprendizagens dos alunos através do desenvolvimento do projeto em contexto real.
Elaborar portefólio digital , com o processo em andamento e sua divulgação através da assembleia de turma a toda a cominidade educativa.
Contribuição para as ODS :
2-erradicar a fome
3-saúde de qualidade
4- educação de qualidade
12-produção e consumo sustentáveis
13-ação climática
15-proteger a vida terrestre
17-parcerias para a implementação dos objetivos

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
200

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
3

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Cidadania e desenvolvimento
Projeto
Matemática
Ciências naturais
Unidade de Ensino Estruturado (UEE).
Pré escolar e 1.º ciclo

6.3. N.º de alunos a envolver:
100

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Do pré escolar ao 8.º ano

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
1

6.5. Outros envolvidos (quais?):
1 Encarregada de educação

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Estabelecimento de parceria para troca de sementes com a horta da Escola Básica D. Pedro Varela
Com encarregados de educação para troca de sementos, aconselhamento sobre práticas biológicas, bricolage ambiental e contribuição para o dossier de receitas culinárias com os produtos produzidos na horta. Frequência pelo menos mensal.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização da horta e esquema de monitorização ficará a cargo da coordenação de estabelecimento em articulação com o projeto eco escolas.
Serão organizadas tarefas de acordo com a idade etária e o perfil dos alunos.
Por exemplo tarefas simples de rega, sementeira, colheita entre outras ficarão a cargo do pré-escolar, 1.º ciclo e Unidade de Ensino Estruturado (UEE). enquanto que replantação, combate biológico, operações cullturais e monitorização de compostagem ficará a cargo dos alunos de 2.º e 3.º ciclos.

9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza e primeira mobilização necessárias á instalação ficarão a cargo da equipa de jardinagem da C M Montijo.
A partir desse momento serão feitas manualmente pelos intervenientes do projeto.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Os resíduos castanhos serão aparas de relva, erva seca, plantas mortas, folhas e ramos pequenos provenientes dos espaços verdes da escola.
Os resíduos verdes serão provenientes de restos de comida cozinhada da cantina

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
batata consociada com feijão
tomate consociada com cebola, cenoura e salsa
rabanete consociada com couve e ervilha
couve consociada com tomilho, alecrim, alface, batata, ervilha, feijão rasteiro, rabanete, tomate.

12. Como será feita a gestão da rega?
Serão formadas equipas de rega de acordo com calendarização a definir

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
A monitorização de pragas e doenças será feita duas vezes por semana visualmente.
O combate será feito com recurso a luta biológica e física.
Serão aplicadas consociações "amigas" .
No combate a insetos serão pulverizadas soluções de sabão azul.
Contra os ácaros será pulverizada sobre as plantas uma solução de coentros em água.
Contra as lesmas e os caracóis será polvilhado o solo à volta da planta com cinza acabando por atrair estes seres para o solo e/ou pedaços de batata cortados e cobertos com sal nos locais infestados da horta.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Atividades lúdico-pedagógicas adequadas ao perfil do aluno
Confeção de refeições simples na UEE com produtos da horta
Atividades exprimentais para observação de germinação de sementes e ciclo de vida das plantas,tipos de folhas, caules e raízes.
Bricolage ambiental por ex. construção de comedouro e bebedouro para aves
Recolha junto dos familiares de receitas com os legumes plantados/semeados para serem trabalhadas (ex usando a proporcionalidade) e confecionadas
Em matemática a aplicação prática de conteudos como identificar figuras geométricas, perímetro e área.
Construção de estação meteorológica.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
a calendarização segue em documento anexo

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Os custos previstos associados rondam um total de 698,42 € .
Deste valor contamos com a cedência de alguns utensílios e consumíveis pela CMM ainda não totalmente definidos até á data de hoje.
Não se incluem a conclusão da vedação, a colocação do portão e a reparação da tomada de água que ficarão a cargo da CMM.
Não está incluído no orçamento o preço do compostor nem da arrecadação que pensamos poderem ser obtidos por parceria por ex. com a CMM.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
A parceria é realizada com a casa do Ambiente da Camara Municipal do Montijo para as mobilizações iniciais, conclusão da vedação, reparação do ponto de rega , cedência de plantas, arrecadação e alguns dos utensílios agrícolas.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
A avaliação deste projeto será feita em 3 momentos ao longo do ano letivo em conselho eco escolas sendo o parâmetro mais importantes para aferir o sucesso do projeto o nível de empenhamento e da continuidade nos trabalhos da horta.
Avaliação final para cumprimento dos objetivos definidos e das atividades desenvolvidas através da aplicação de questionário.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: