Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
No ano letivo anterior mas em moldes diferentes.

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
A terra foi lavrada e já foram semeados: alhos, cebolas, favas, cenouras, alfaces, ervilhas e nabos e foram plantadas couves.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Pretendemos sensibilizar os alunos para a importância das hortas biológicas e incentivá-los a consumirem mais legumes nas suas refeições.
Queremos ter uma horta com bastante variedade de legumes, ervas aromáticas e plantas que atraiam insetos polinizadores.
Também pretendemos sensibilizar os alunos para a importância da compostagem e da importância da agricultura.
Os legumes serão utilizados na confeção dos almoços dos alunos e com os excedentes serão feitas feiras para os pais dos alunos poderem levar para casa legumes biológicos.
A nossa horta já tem bastante variedade mas ainda queremos aumentar essa variedade.
Vamos experimentar cultivar plantas ainda pouco conhecidas na nossa localidade como é o caso da lufa.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
50

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
10

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Todas as disciplinas vão participar, mas as que estarão mais envolvidas são: Português, Estudo do Meio e Matemática.

6.3. N.º de alunos a envolver:
100

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
1º Ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Pais e outros familiares.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Os pais já participaram na recolha de algumas sementes que já foram semeadas na horta.
Com os excedentes dos produtos cultivados serão feitas feiras para que os pais e outros familiares possam ter acesso aos legumes produzidos com a ajuda dos alunos.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há um professor responsável e as tarefas são repartidas por todas as turmas. Todos alunos vão
á horta todas as semanas ou quinzenalmente, dependendo das condições climatéricas e dos trabalhos a realizar.

9. Como será feita a preparação do solo?
A terra foi lavrada e a fertilização foi feita com estrume de um animal que existe na quinta e com a compostagem que é feita na escola.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com ervas secas e com cascas de fruta e partes não utilizadas dos legumes na confeção dos almoços. Alguns alunos trazem de casa restos de legumes e cascas de fruta.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Já semeamos: alhos, cebolas, cenouras, favas, ervilhas, nabos e alfaces e foram plantadas couves.
Pretendemos semear feijão, courgettes, abóboras, espinafres, lufa, salsa, oregãos, chuchu. Queremos plantar pimenteiros, tomateiros e beterraba roxa.

12. Como será feita a gestão da rega?
Existe um poço próximo da horta. Para não haver desperdício de água temos um depósito com torneira que é cheio a partir do poço. A água é retirada do depósito de acordo com a necessidade de rega das plantas.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Verificaremos se existem pragas ou doenças regularmente. Se existirem recorreremos a caldas feitas a partir de outras plantas ou a produtos sem químicos.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Cultivo de legumes para utilização nos almoços dos alunos, divulgação das plantas cultivadas a toda a comunidade escolar. Utilizar a horta como recurso para trabalhar conteúdos curriculares das diferentes áreas.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
As tarefas são semear, plantar, regar, mondar e fertilizar o solo.
Em janeiro e fevereiro semeámos: alhos, cebolas, favas, ervilhas, cenouras, nabos e alfaces e plantámos couves.
Em março, abril e junho pretendemos continuar a semear e a plantar legumes (feijão, abóboras, pimenteiros, tomateiros, lufa...)
Serão feitas as colheitas sempre que se necessário.
A rega e a monda das plantas serão feitas sempre que necessário

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Como a escola tem muitos terrenos e alguns são cultivados aproveitámos para a lavra o trator. para retirar a água do poço será utilizado um motor já existente. Precisámos de comprar algumas sementes e plantas. Teremos de comprar mais alguns utensílios de agricultura(sachos, pás, regadores...) para serem utilizados pelos alunos. Ainda não fizemos uma previsão dos custos porque tentamos reaproveitar tudo o que é possível.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
A escola tem a ajuda da professora Ludovina Margarido, através de uma parceria com a Câmara Municipal da Guarda.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Empenho na realização das tarefas por parte dos alunos.
Envolvimento de toda a comunidade escolar.
Participação das diferentes áreas curriculares no projeto.
Resultado final (variedade, qualidade e quantidade das plantas cultivadas).

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: