Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
No ano letivo 2006/2007

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Adaptação da estrutura e cobertura da estufa ; Preparação do solo, divisão do solo para diferentes sementeiras e sistema de regra.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Dar utilidade à estrutura de uma estufa antiga existente no recinto escolar; Promover a sustentabilidade;
Aprendizagens práticas de agricultura sustentável e biológica; Criar o gosto pelo cuidado da Natureza e realçar a importância da agricultura biológica e alimentação saudável.
Pretende-se uma horta biológica que sensibilize os alunos para a sua manutenção e monotorização das plantações. Um trabalho colaborativo com toda a comunidade escolar. Trabalho do tema do ano:" Espaços Exteriores".

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
80 m²

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
5

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Educação Especial; Ciências Naturais; Cidadania e Desenvolvimento e Projeto de Integração Curricular.

6.3. N.º de alunos a envolver:
15

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2.º e 3.º ciclo.

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Associação de Pais e Junta de Freguesia.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Uma ou duas vezes por trimestre.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Divisão pelos professores, funcionários e alunos das tarefas pelos dias da semana para a concretização e manutenção das mesmas.

9. Como será feita a preparação do solo?
O solo foi revolvido com a ajuda de um motocultivador, cavado e ancinhado para remoção de pedras. Fertilizado orgânica e biologicamente e novamente revolvido

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas e ervas existentes no recinto escolar.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Plantas hortícolas( alface, couve, alho francês, cebola, tomate) e plantas aromáticas.

12. Como será feita a gestão da rega?
Alagamento e expressão com a utilização da água do poço da escola.
Aproveitamento das águas da chuva.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim. Observação direta semanal. Água e sabão e plantas aromáticas (alecrim, alfazema, rosmaninho, salsa e coentros), cravos túnicos e arruda.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Aulas na horta e aplicação de conhecimentos de várias disciplinas; proporcionar bem-estar com momentos de aprendizagem mais práticas; interdisciplinaridade e trabalho colaborativo.
Realização de uma feira aberta à comunidade e doação de alguns produtos às famílias mais carenciadas e a Instituições locais.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
De setembro a dezembro - adaptação da estrutura e cobertura da estufa.
janeiro e fevereiro - Preparação e limpeza do solo; plantação de produtos hortícolas e plantas aromáticas
março até junho- monotorização e cuidado das culturas e colheitas.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Sachos- 4- custo aproximado por unidade- 10£- Total- 40£
Sachadeiras- 4 custo aproximado por unidade- 12£- Total- 48£
Ancinhos- 4 custo aproximado por unidade- 15£- Total- 60£
Caixa de compostagem- 1- custo aproximado por unidade- 100£

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Sim. Associação de Pais e Junta de Freguesia.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Percentagem do envolvimento dos elementos da comunidade educativa;
Inquérito de satisfação à comunidade educativa através de um questionário utilizando o Teams (Forms).

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: