Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Secundária Drª Laura Ayres (Loulé)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Há cinco anos

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim. Horta Pedagógica, compostores, recolha de resíduos dos espaços verdes. manutenção dos espaços verdes...

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Sensibilizar para a Educação ambiental; mudar as atitudes e comportamentos face à proteção ambiental; motivar para a ingestão de alguns alimentos; incutir hábitos de sustentabilidade ambiental; descobrir biodiversidade vegetal existente na escola; oferecer outras atividades educacionais; criar recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã; mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental; mudar comportamentos alimentares; realizar atividades experimentais...

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
390

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
14

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais + Cidadania e Desenvolvimento + Curso Profissional de Técnicos de Jardinagem + Curso Profissional de Técnicos de Cozinha

6.3. N.º de alunos a envolver:
500

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Ensino Secundário

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
6

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Órgãos de Gestão do Agrupamento; Coordenação Eco-Escolas;

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Sempre que solicitadas.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
São essencialmente as turmas de jardinagem que se ocupam da recuperação e manutenção da horta já existente, consoante as orientações dos professores envolvidos. No entanto, todas as turmas, principalmente, os eco delegados participam na realização das tarefas.

9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade.
A mobilização é feita com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno.
A fertilização é feita com composto da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos verdes dos jardins existentes;
Restos de comida da cozinha crus;

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Loendros boldos; Pinheiro, Medronheiro, Alfarrobeira, Árvore da Borracha, Laranjeira, Roseira, Malva, bolbos, couves várias, alface, rabanete, cebolas, batata, ervilha, fava, hortelã, salsa, manjericão, alecrim...

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega é feita de forma automática, com sistema de rega gota-a-gota, com tempos e frequência de rega ajustada em função da época do ano e/ou estado de tempo.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Sim, o acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Confeção de sopas e outros pratos; aulas na horta; estudo sobre a biodiversidade vegetal; atividades de educação ambiental...

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Calendarização de sementeiras:
Setembro: plantar rúcula, salsa, alface ou espinafre.
Outubro: alface, couve, salsa, espinafres, abóboras, e morangueiros.
Janeiro: alfaces, ervilhas, coentros, pepinos, espinafres, cebolinho, flores e arbustos.
Fevereiro: aipos, alho-francês, beterraba, cebolas, coentros, favas, rabanetes, salsa; trepadeira ervilhas-de-cheiro.
Março: algumas frutas.
Abril: laranjeiras.
Maio: couves, das ervilhas, dos brócolos, rúcula, bolbos e tubérculos.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Recursos: vassouras, madeira, pregos, rede, enxadas, sachos, sacholas, ancinhos e picaretas. Ervas aromáticas, sementes e bolbos. Arbustos.
Custos previstos: 700 Euros.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal de Loulé; Junta de Freguesia de Quarteira;

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Conhecimentos dos alunos;
Adesão dos alunos às atividades;
Adesão da comunidade escolar;
Rentabilidade da horta escolar;

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: