Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Secundária com 3º CEB de Cristina Torres (Figueira da Foz)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Já foi selecionado o terreno e instalada uma estufa, para nela criar a horta.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
- Fomentar o contacto com a Natureza e a biodiversidade, com respeito pela sua preservação.
- Iniciar os alunos na “arte” do cultivo (semear, plantar, cuidar, e acompanhar o crescimento das plantas), respeitando os ritmos das plantas. ·
- Desenvolver a compreensão em relação à produção de vegetais.
- Realizar experiências de aprendizagem (ativas, significativas, diversificadas, socializadoras e estimulantes).
- Estimular a criatividade, a curiosidade, a apreciação da beleza, o cuidado, o respeito, a solidariedade, a partilha e a cooperação.
- Promover competências para a vida (gestão de tarefas, organização, responsabilidade, trabalho em equipa, autoconfiança e motivação). ·
- Promover a alimentação saudável estimulando a introdução de novos e variados alimentos vegetais na alimentação das crianças.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
45

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
5

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, Português, Ed. Visual

6.3. N.º de alunos a envolver:
26

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
8.º Ano

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Os pais e encarregados de educação serão convidados a visitar a horta aquando da sua receção oficial, no início do ano letivo e sempre que se deslocarem à Escola. Além disso, de forma mais envolvente, nos dias em que decorrerem atividades abertas à comunidade (Dia Aberto, atividades comemorativas, de final de período letivo e outras).

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A turma do 8.º ano envolvida fará uma sessão de manutenção semanal na horta e, de forma intercalada, os funcionários irão complementando essa manutenção, de acordo com as necessidades detetadas.

9. Como será feita a preparação do solo?
Os serviços municipais colocaram solo arável dentro da estufa.
A limpeza e as mobilizações do solo a realizar posteriormente serão feitas manualmente, com recurso a alfaias agrícolas tradicionais (sacha, monda, …) e, após as colheitas, o solo será fresado para que fique mais solto e arejado, pronto a receber as novas plantações.
A fertilização do solo será realizada com o composto oriundo da caixa de compostagem que existe no exterior da estufa e com as borras do café servido no bar da escola sede.
Se for necessário, será complementada com outros fertilizantes orgânicos a adquirir.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com os restos vegetais crus da preparação das sopas e saladas do refeitório escolar. Duas vezes por semana, estes resíduos vegetais serão depositados numa das 2 caixas de compostagem.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Pretende-se instalar hortícolas e ervas aromáticas.
No período frio plantam-se as seguintes culturas: ervilhas, beterrabas e couve-portuguesa.
Na primavera será instalada a consociação alho-francês, alface, cenoura, couve, com a disposição em linha, na proporção 1:1.
Reserva-se uma pequena área para a instalação de 4 variedades de tomateiro: Chucha, Coração de boi, cereja e cacho.

12. Como será feita a gestão da rega?
Numa fase inicial a rega será realizada manualmente com a periodicidade adequada às culturas instaladas e à fase do seu ciclo vegetativo. Posteriormente será colocado um sistema de rega gota-a-gota.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Dar-se-á preferência à plantação de consociações para beneficiar do efeito de alelopatia e, consequentemente afastar muitas pragas. A plantação simultânea de ervas aromáticas também repele algumas pragas, nomeadamente as lagartas da couve. Na entrada da estufa serão instaladas umas pequenas sebes de Alfazema (Lavandula vera) que são espécies melíferas.
Serão melhorados ainda os ninhos artificiais existentes na escola para contribuir para a preservação da fauna auxiliar, assim como de espécies de aves em risco.
Se ocorrerem pragas, serão combatidas manualmente.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Português e Educação Visual: atividades de natureza criativa, como poesia, pesquisa de informação sobre a plantas da horta, produção de texto, com elaboração de receitas culinárias, atividades de artes visuais e outras.
Ciências Naturais: experiências mendelianas com ervilheiras (hereditariedade), identificação, classificação e produção de etiquetas para as espécies, cultivadas, realização de atividades práticas ligadas à multiplicação vegetativa, crescimento e reprodução das plantas e influência dos fatores abióticos.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
As principais tarefas são:
Final de março - mobilização superficial do solo com uma enxada, retirando as ervas daninhas infestantes, pedras e lixos;
Fertilização do solo espalhando à superfície o composto e as borras que serão seguidamente incorporadas no solo com um ancinho.
Início de abril - deixar o solo em repouso por um período de duas semanas
Meados de abril - ao fim de duas semanas, retirar com o auxílio de uma enxada as infestantes que, entretanto, cresceram.
plantação das hortícolas respeitando as características do seu sistema radicular adequando o espaçamento entre linha mais conveniente ao seu bom crescimento e desenvolvimento.
Maio, junho e julho - colheita progressiva, à medida que os vegetais ficam prontos a ser utilizados.
Periodicamente, de acordo com as necessidades:
- Rega.
- Fertilização orgânica.
- Monda para retirar as ervas daninhas
- Fresagem do solo para preparar o solo para nova plantação

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Sementes, alfaias agrícolas (3 ancinhos, 4 sachos, 2 enxadas, 2 pás), 1 carro de mão, 1 armário, 2 regadores, 3 germinadores, sistema de rega.
Custo aproximado – 650 euros

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Hipermercado Auchan.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Variedade, qualidade e quantidade de alimentos colhidos da horta;
- Participação dos envolvidos nas atividades medida através da presença e realização de atividades.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: