Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso (Póvoa de Lanhoso)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
2015/2016

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Início da limpeza do espaço; mobilização do solo; preparação de alguns canteiros, sementeiras; rega; monda.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
- Consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.
- Despertar o interesse para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação, plantação crescimento das plantas até darem o alimento final.
- Sensibilizar para a importância de ter uma horta.
- Aprender a cultivar e cuidar dos produtos.
Pretendemos uma pequena horta biológica para que os alunos com necessidades educativas especiais, tenham a oportunidade de se sentirem responsáveis pelo espaço e de construirem o seu próprio conhecimento em contexto real, bem como, poderem degustar os alimentos semeados, cultivados e colhidos por eles. Ao realizarem estas atividades, existirá certamente uma maior identificação com a natureza e simultâneanemte uma maior consciencialização e respeito por ela.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
50m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
2

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Aprendizagem substitutiva de Horta pedagógica.
Será depois feita uma articulação com algumas das restantes atividades sibstitutivas que os alunos frequentam:
Alguns exemplos:
Português: Pesquisa e trabalho sobre alimentação saudável; trazer, de casa, receitas que contenham os legumes/frutos existentes na horta, para serem lidas, analisadas e confecionadas (...)
Matemática: Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor) e identificar algumas figuras geométricas; durante as sementeiras/ colheita, fazer a contagem de sementes, plantas ou frutos; determinar o peso de algumas plantas ou frutos colhidos (...)
TIC: Pesquisa no computador acerca de: legumes, animais, receitas, solo e os cuidados a ter na preparação do mesmo; criação de etiquetas para discriminação dos produtos (...)
Autonomia: atuar de modo independente, agindo de modo adequado em diferentes situações (...)
Cidadania: Promover o consumo de alimentos saudáveis de forma responsável.

6.3. N.º de alunos a envolver:
3

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Secundário - ensino profissional (alunos com um Programa Educativo Individual (PEI)).

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
1

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Câmara (Braval)

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Doação de sementes/ plantas.
Visitas à horta.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são desenvolvidas em 3 tempos semanais atribuídos à aprendizagem substitutiva da Horta Pedagógica e com a colaboração de todos os envolvidos no projeto.

9. Como será feita a preparação do solo?
A preparação do solo será feita manualmente, com algumas ferramentas já existentes na escola e outras que pretendemos adquirir. Fertilização com adubo organico.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem faz parte das atividades previstas. Pretendemos solicitar a colaboração do municipio através da colaboração da Braval para a cedência de um compostor. Caso não seja possível, procuraremos realizar um com paletes de madeira. Depois serão utilizados restos vegetais provenientes da limpeza dos espaços exteriores e será solicitada a colaboração das senhoras da cantina para que reúnam os resíduos orgânicos para o efeito.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Procuraremos sempre ter em conta quais as culturas da época (horticulas, ervas aromáticas e frutos).
Procuraremos ainda pesquisar sobre consociações como forma de repelir pragas e não colisão na procura de nutrientes na terra pelos diferentes produtos.

12. Como será feita a gestão da rega?
Regar manualmente, preferencialmente com águas pluviais (colhidas em recipientes para o efeito.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Como a horta não será muito grande procuraremos ir verificando o estado das plantas nas nossas deslocações à horta, e ir controlando as pragas manualmente.
Construção de um hotel de insetos.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Tarefas agricolas.
Culinária com produtos da horta.
Leitura.
Divulgação através de artigo no jornal escolar.
Saídas à comunidade para compras de produtos.
Envolvimento das famílias/ comunidade com cedência de sementes e plantas.
Reaproveitamento de material reciclado para as sementeiras.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Em anexo.

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Em anexo.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal (Braval).

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Cumprimento das atividades previstas.
Verificação do impacto do projeto ao nível do cuidado com os lanches matinais ao longo do ano.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: