Candidatura A Nossa Horta Bio

Externato Infante D. Henrique (Braga)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Ainda existe uma horta na escola, embora num local muito pequeno.

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Espaço já está limpo, uma vez que era um jardim com algumas plantas como cicas, o que dificultou a preparação do terreno. Já tem os carrinhos que serão usados como mesas de apoio e já foram colocados passeios de acesso.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
. Criar espaço para sementeiras
. Implementar praticas sustentáveis na escola
. Aumentar/ manter o contato com a natureza independentemente das condições atmosféricas
. Estimular o interesse pela alimentação saudável
. Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas
. Experimentar diferentes tipos de sementeiras
. Promover o contato direto e uma aprendizagem ativa
. Integrar todas as áreas do conhecimento nas atividades, (linguagem, matemática e social)

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
160

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
5

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciência e ambiente

6.3. N.º de alunos a envolver:
75

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré-escolar

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
5

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Serão realizados contactos e pedidos de apoio a instituições locais, tai como, pedido de sementes ao Município de Braga, ou a cedência de alfaias agrícolas à Junta de Freguesia. Serã também requerido ao Município, a cedência de algumas minhocas californianas, para a vermicompostagem. Serão
oferecidos vasos de plantas, nomeadamente aromáticas à comunidade educativa e local, para espalhar o espírito e sensibilizar as pessoas para a importância destes espaços nas escolas.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Os Encarregados de Educação serão envolvidos através do convite à participação nos eventos de sementeira e à recolha de sementes nas suas hortas nas hortas de familiares. Regularmente serão realizadas comunicações com a comunidade local, através da divulgação de vídeos/reportagens, em que as crianças explicam os processos desenvolvidos.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Semanalmente os alunos do pré-escolar farão atividades no espaço da horta, acompanhados dos professores e funcionários. A gestão do espaço será feita integralmente pelo grupo de alunos do pré-escolar, professores e funcionários. O trabalho de maior esforço, que os alunos não consigam realizar será feito pelos professores e funcionários. A rega será efetuada pelos alunos.

9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza já foi feita pelos professores e funcionários, com recurso a alfaias agrícolas, com a ajuda, limitada, dos alunos do pré-escolar. Este modelo de preparação irá manter-se ao longo do ano. A mobilização do solo será feita manualmente com recurso a alfaias agrícolas, pelos mesmos intervenientes. Já a fertilização será realizada com recurso a vermicompostagem, que irá ser implementada pela primeira vez na escola.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Vermicompostagem, com os excedentes vegetais da cantina dos alunos do pré-escolar e as infestantes da horta.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Iremos fazer consociações essencialmente com plantas aromáticas, nomeadamente com alecrim, alfazema, tomilho e, também com morangueiros.

12. Como será feita a gestão da rega?
Será recolhida água da chuva, através da instalação de um bidão, que servirá como ponto de água para as regas nesta horta. No entanto no limite da horta há acesso a água recolhida nos telhados e numa mina contígua à escola e armazenada em reservatórios colocados no jardim, que poderá servir de ponto de água alternativo.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
A monitorização de pragas será feita, pelos alunos na aulas de Ciência e Ambiente. Esta monitorização será realizada quinzenalmente. Se existirem pragas estas serão combatidas com as soluções biológicas que possam ser mais adequadas.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Sementeiras
Sementeiras em alfobre
Estudo do crescimento das plantas
Criação de bombas de sementes
Vermicompostagem
Estudo dos animais que vivem na horta

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Em 2020 limpamos a zona, alisamos o terreno e compramos carretéis grandes que servem já de mesas de apoio.
De janeiro a março iremos tratar do processo de recolha de água, comprando o Bidão, alterando-o para a recolha de água da chuva e para a posterior distribuição da mesma.
De abril a junho iremos tratar da criação e aplicação da estufa
Ao longo deste tempo continuaremos a utilizar o espaço para a sementeiras, embora não tenhamos, ainda, as condições ideias para o fazer.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Paletes
Caixas de ovos
Ferramentas
Tintas
Bidão 200L
Torneira
Mangueira
Ferramentas/alfaias agrícolas
Carretel de fio (grande)
Baldes
Estufa
Placas de identificação
Rede de proteção e portão
Prevemos gastar cerca de 750 euros com este projeto. O Colégio já tem vindo a investir no local, pediremos apoio ao Município e à Junta de Freguesia através da cedência de materiais ou de mão de obra.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Comercio local
Junta de freguesia
Câmara municipal
Encarregados de educação

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
O espaço será avaliado pelo número de atividades desenvolvidas e pela quantidade de plantas “criadas” neste espaço. Esperamos aumentar aumentar, em pelo menos 20%, as sementeiras efetuadas com sucesso, levando indiretamente a uma maior rentabilidade da horta principal da escola.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: