Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB 2,3 Visconde de Chanceleiros (Alenquer)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Desde outubro de 2021

2. Esta candidatura destina-se a:

2.1. Outra, qual?
Ampliação e melhoramento da horta atual.

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Limpeza, remoção de infestantes, mobilização do solo, preparação e manutenção dos canteiros, sementeira, plantação, transplantação, controle de pragas, rega.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Valorização do espaço escolar, promoção do desenvolvimento sustentável e da educação ambiental, agrícola e alimentar, preparação para a vida ativa no âmbito da Educação Especial.
Descrição da Horta Eco Visconde
A horta tem atualmente dois canteiros com cerca de 2m2 cada um, pretendendo criar-se ainda, pelo menos, 4 canteiros de dimensão semelhante aos já existentes, atingindo um total de 12m2.
Pretende-se proceder á compostagem e à recolha e aproveitamento de águas pluviais, vedar os canteiros e, em condições atmosféricas adversas, nomeadamente geada, proteger as culturas menos resistentes.
As culturas atuais são de aromáticas, couves, alfaces e alho francês, sendo objetivo uma diversificação de culturas hortícolas e a renovação regular das mesmas.
Caso a colheita o permita, estão previstas duas vendas à comunidade, estimulando também a literacia financeira dos alunos. Caso a quantidade não o permita, limitamo-nos à confeção de alimentos e à sua degustação pelos alunos que integram o projeto, bem como à distribuição equitativa dos produtos obtidos pelos mesmos, com sugestões para a sua confeção em casa.
Numa fase posterior do projeto, poderemos propor aulas na horta, nomeadamente na exploração das temáticas de educação ambiental, da alimentação saudável, da agricultura e da interação seres vivos-ambiente.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
12 m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
2

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências da Terra e da Vida, Ciências Naturais e Físico-Química, podendo, futuramente, vir a articular com outras disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento ou Geografia e outros níveis de ensino como o Pré-escolar e o 1º Ciclo.

6.3. N.º de alunos a envolver:
7

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º e 3º Ciclos

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
2

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Projeto Eco-Escolas e Projeto da Saúde.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Doação de sementes/plantas, visita à horta ou às vendas dos produtos da horta.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são desenvolvidas em dois tempos letivos semanais, coincidentes com as aulas em que estão presentes a maior parte dos intervenientes. Dependendo das condições atmosféricas, as atividades na horta serão complementadas com a exploração de temas associados, nomeadamente as práticas de agricultura biológica, os princípios da alimentação saudável e os procedimentos da confeção de alimentos.
As tarefas são repartidas por todos os envolvidos (alunos, auxiliares e professores), embora os alunos necessitem de constante monitorização, dada as suas especificidades.

9. Como será feita a preparação do solo?
A preparação do solo é feita manualmente, com ferramentas já existentes na escola e outras cedidas por uma das professoras. Até ao momento, a fertilização consistiu na mistura de terra de jardim/substrato com a original.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem faz parte das atividades previstas, mas, dado o estado do compostor existente, não foi ainda possível concretizá-la, aguardando-se a possibilidade de dispormos de outro equipamento, disponibilizado pela Câmara Municipal de Alenquer.
Contamos utilizar resíduos orgânicos da cozinha e os restos vegetais provenientes da limpeza dos espaços exteriores.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Hortícolas: espinafres, couves, alfaces, alho francês, nabos, favas, feijão, ervilhas, beringela, batata, abóbora, chuchu, cenouras...
Ervas aromáticas: hortelã, salsa, coentros, manjericão
Frutos: morangos, melancia

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega é feita manualmente com a regularidade exigida pelas condições atmosféricas. Também pretendemos armazenar águas pluviais, mas não dispomos de recipientes adequados.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Semanalmente é feita a verificação do estado das plantas e o controle de pragas, retirando-as manualmente ou por lavagem com água.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Tarefas agrícolas (limpeza do terreno/remoção de infestantes; mobilização do solo/manutenção dos canteiros; sementeira/plantação/transplantação; colheita; controlo de pragas; rega; recolha e transfega de águas pluviais; compostagem; manutenção de ferramentas; visitas de estudo a hortas e mercados locais; venda de produtos e confeção e degustação de alimentos.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
em anexo

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Material Quantidade Preço Unitário (euros) Custo Total(euros)
Sementes e plantas ? 20
Túnel estufa 3 x 0,45 x 0,6m 3 18,99 56,97
Baldes recolha águas pluviais 10 1,29 12,90
Bordadura polietileno picnic verde 10 21,99 219,90
Compostor 470 l 1 66,79 66,79
Bidão plástico 125 l 1 39,99 39,99
Luvas 10 2,00 20,00
Sacos de lixo 50 l – 20 unidades 2 1,29 2,58
Vedação verde (Bordadura) 40*3.12 2 28.19 56.38
TOTAL: 495.51

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha
Câmara Municipal de Alenquer

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Cumprimento das atividades previstas;
- percentagem de águas pluviais usada na rega;
- quantidade de matéria orgânica utilizada para compostagem;
- questionários de satisfação simplificados, aplicados aos alunos.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: