Candidatura A Nossa Horta Bio

Jardim de Infância Bairro dos Pescadores (Nazaré)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
Desde o ano letivo 2019/ 2020

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim.
Limpeza do terreno por parte da Autarquia.
Definição dos canteiros e caminhos da horta por parte dos 3 grupos de crianças.
Contacto com sementes. Semear com a ajuda dos alunos da Universidade Sénior da Nazaré.
Plantação de algumas hortícolas.
Rega.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Despertar o interesse das crianças pelo cultivo da horta.
Conhecimento por parte das crianças do processo de germinação / plantação e crescimento das plantas.
Degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelas próprias crianças.
A nossa horta deverá ser um instrumento pedagógico que estimula as crianças e os adultos para a adoção de hábitos de vida saudável, num ambiente descontraído de aprendizagem.
Pretende-se cultivar cores, aromas e sabores como estímulos da criatividade.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
47

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
4

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Área de Formação Pessoal e Social; Área de Expressão e Comunicação; Área do Conhecimento do Mundo

6.3. N.º de alunos a envolver:
75

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré Escolar

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
4

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Alunos da Universidade Sénior da Nazaré.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização é partilhada pelas Educadoras e Alunos da Universidade Sénior.
A manutenção e a repartição de tarefas é realizada pelas crianças dos 3 grupos conjuntamente com as Educadoras, Assistentes e Alunos da Universidade Sénior.
No tempo quente, em que é necessário regar todos os dias, no período da manhã os grupos vão alternando e fazem a atividade da rega.
Todas as sextas feiras no período da manhã, os grupos vão alternadamente à horta acompanhados pelas Educadoras, Assistentes e Alunos da Universidade Sénior, realizar uma atividade planeada ( limpeza dos canteiros, plantação, adubagem, colheita, registo das culturas, do seu crescimento, fazer a compostagem)

9. Como será feita a preparação do solo?
Em Dezembro a Autarquia da Nazaré, através da nossa solicitação preparou o solo. A partir desta data a limpeza, mobilização e fertilização será feita pelas crianças acompanhadas pelas Educadoras, Assistentes e Alunos da Universidade Sénior.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Para realizar a compostagem temos na horta um compostor.
Todas as sextas feiras, alternadamente vai um grupo de crianças acompanhadas pela Educadora e Assistente colocar os resíduos no compostor.
Os materiais são provenientes da cozinha do refeitório e das árvores do nosso pátio, tais como: Folhas secas, resíduos de cortes e podas, cascas de batata, ervas daninhas, restos de vegetais e frutas, cascas de ovos .

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Consociações - Alface / Cenoura Ervilha / Nabo Espinafres/ Feijão
- Bróculos; Favas; Tomates; Cenouras; Salsa; Coentros

12. Como será feita a gestão da rega?
No tempo quente, em que é necessário regar todos os dias, no período da manhã os grupos vão alternando e fazem a atividade da rega.
Nos períodos de chuva fazemos a recolha da água, que será utilizada para a rega.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
As Educadoras observam regularmente o aspeto das culturas a fim de detetarem qualquer anomalia provocada por pragas ou doenças.
Caso existam serão combatidas através de recursos biológicos.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Procura de informação sobre hortas e hortícolas.
- Construção da horta
- Sementeiras e plantações
- Etiquetagem ( identificação de cada sementeira /plantação)
- Experiências sobre as sementes agrícolas
- Experiências sobre fatores que determinam o crescimento das plantas (luz, água, nutrientes e temperatura)

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Dezembro 2021 - Preparação do solo. Definição de estratégias e culturas.
A partir de Janeiro 2022 - Delinear com as crianças os canteiros. Semear, plantar, regar, colher e cuidar.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Não temos orçamento. Recorremos à Autarquia para a aquisição das sementes e plantas.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Universidade Sénior da Nazaré .

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Número e diversidade de produtos produzidos.
- Número de diversidade de produtos consumidos no refeitório do JI

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: