Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Construção e colocação de vedação executada com reutilização da madeira de paletes , limpar ,arranjar e cavar a terra.
Semear e plantar alguns vegetais e ervas aromáticas.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
O espaço escolar é um espaço rico em possibilidades de aprendizagem e interação, assim este projeto tem como objetivos:
• Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas;
• Mostrar que não se aprende apenas na sala de aula, mas em todos os espaços da escola;
• Dar a oportunidade aos alunos de cultivarem plantas que, posteriormente podem ser consumidas;
• Proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza e com o trabalho inerente a esta atividade;
• Estimular a destreza motora dos alunos;
• Degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios alunos
• Estimular a perceção visual, tátil e olfativa usando a textura do solo, dos cheiros e da humidade;
• Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
• Conduzir os alunos na construção do seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
• Manusear ferramentas de horta/ jardinagem;
• Identificar, comparar e classificar plantas.
• Realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas (germinação, reprodução por estaca…)
• Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real;
• Registar dados na sala de aula;
• Reconhecer a utilidade das plantas (alimentação, decoração…);
• Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam a vida das plantas;
• Contextualizar os conteúdos, relacionando-os com a prática.
• Respeitar regras de trabalho;
• Saber trabalhar em grupo.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
20m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
5

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Projeto Inclusivamente(direcionado para alunos com necessidades educativas).
A educação básica tem como objetivos fundamentais, entre outros, que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania como participação social e política, posicionando-se de maneira crítica e utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos, bem como, questionar a realidade formulando problemas e tentando de resolvê-los, utilizando o pensamento lógico, a criatividade, a intuição e a capacidade de análise crítica, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. Neste sentido, a nossa horta nasce de uma forte vontade de ensinar e ajudar alunos com dificuldades de aprendizagem a atingir objetivos que lhes possibilitem sentirem-se realizados e felizes, abrindo-lhes a porta a uma verdadeira inclusão familiar e social.

6.3. N.º de alunos a envolver:
20

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2º e 3ºciclos

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Animador Sociocultural;
• Assistentes operacionais;
• Pais/Avós/ Encarregados de Educação

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Por convite á participação, sempre que possível.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
• Sensibilizar os alunos para o projeto em questão.
• Utilizar o horário dos mesmos no Ateliê Criativo, tutorias com o Animador Sociocultural e Docentes de Educação Especial.

9. Como será feita a preparação do solo?
Com limpeza e fertilização com composto.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os restos da horta e as folhas das árvores recolhidas na escola.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Essencialmente culturas da época.

12. Como será feita a gestão da rega?
Sempre que necessário com supervisão de um adulto e sempre que possível utilizar a água da chuva recolhida.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Será feita uma monitorização com recurso a observação .
Caso existam pragas ou doenças tentaremos pesquisar sobre elas e combatê-las de forma caseira e natural.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
• Construção de uma estrutura de um jardim vertical com madeira reciclada de paletes e uma horta horizontal.
• Planificação e realização de escalas de trabalho;
• Recolha de sementes entre parceiros;
• Workshop de boas práticas de utilização de ferramentas e técnicas ancestrais de agricultura biológica.
• Aquisição e recolha de material orgânico para composto.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Ao longo do tempo pensamos desenvolver atividades com a comunidade nomeadamente:
•Identificação de diferentes tipos de plantas;
• Identificação de diferentes utensílios necessários à horta/jardinagem;
• Implementação da sementeira;
• Seriar utensílios e alimentos;
• Arrumação dos materiais;
• Rega das plantas;
• Colheita de plantas;
• Realização de Workshop de boas práticas de utilização de ferramentas e técnicas ancestrais de agricultura biológica com convidados (familiares, parceiros);
• Realização de pesquisas sobre: o solo o clima e os alimentos; o valor nutricional dos alimentos; a importância do solo na reprodução de alimentos; os cuidados com a preparação do solo; os alimentos e o seu valor nutricional.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Para a concretização do projeto foi orçamentada uma verba de 300 euros para compra de:
- Algumas ferramentas;
- Produtos agrícolas (sementes, plantas…);
- Mangueiras de rega gota a gota e acessórios;

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
• Participação;
• Interesse;
• Organização;
• Autonomia e capacidade de resolução de problemas;
• Atitudes comportamentais;
• Relatório no final do ano;

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: