Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim.
Aquisição de dois compostores, identificadores de plantas e de um depósito de recolha de águas pluviais.
Escolha e medição do espaço para a horta.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
- Sensibilizar a comunidade escolar para o consumo de produtos biológicos;
- Envolver os alunos na concretização das práticas da agricultura biológica;
- Dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam identificar, catalogar e etiquetar diferentes espécies de plantas;
- Criar na comunidade escolar hábitos de uma alimentação saudável;
- Envolver associações ambientais locais, na dinamização de ações de formação e workshops;
- Aplicação de técnicas sustentáveis, como o uso do composto e das águas pluviais;
- Criação de um espaço, enquadrado no conceito de “Horta de Aprendizagem”, permitindo uma dinâmica experimental na plantação, reprodução de espécies, controlo biológico de pragas e infestantes, rotação de culturas, manutenção e análise dos resultados.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
Área superior a 50 m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
8

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
- Ciências Naturais/Biologia/ Geologia
- Cozinha
- Artes Visuais
- Economia

6.3. N.º de alunos a envolver:
100

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Básico/Secundário

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
5

6.5. Outros envolvidos (quais?):
- Biblioteca Adão Campos (Esc. Sec. de Marco de Canaveses)
- Câmara Municipal de Marco de Canaveses
- Associação ZORA
- Associação Amigos do Rio Ovelha
-Escola Agrícola EPAMAC
- UTAD

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Na instalação da horta, com o fornecimento de material biológico.
Na aquisição dos produtos na Feira da Primavera.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção será executada duas vezes por semana, de acordo com os horários das turmas envolvidas e orientadas pelos docentes do projeto, em articulação com os assistentes operacionais. A rega será feita por aspersão e manualmente.
Nos períodos de interrupções letivas a manutenção será realizada pelos assistentes operacionais envolvidos no projeto.

9. Como será feita a preparação do solo?
Inicialmente proceder-se-á à limpeza do terreno selecionado, análise do pH do solo e a eliminação de plantas infestantes.
Posteriormente mobilizar-se-á o solo de forma a permitir um melhor arejamento e uma melhor fertilização, com fertilizantes orgânicos como o composto produzido, chorume de urtigas, cascas de ovos, casca de banana, borra de café e reutilização das folhas de chá.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
a. Será realizada nos compostores adquiridos, pelo projeto Eco-Escolas, no início do presente ano letivo. Para a sua dinamização estarão envolvidas as turmas dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha e Pastelaria, que utilizarão os restos orgânicos das suas atividades práticas.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Ervas aromáticas
-Salsa
-Coentros
-Hortelãs (variedades)
-Tomilhos (variedades)
-Cebolinho
-Levístico – planta do Knorr
-Estragão
-Alecrim
-Orégãos
-Aruda
-Segurelha
-Sálvia
Frutos
-Morangos
-Framboesas
-Mirtilos
Polinizadoras e controle de pragas
-Girassóis
-Cravo túnico (Tagetes - repele pulgões, mosca branca, ácaros e algumas lagartas)
-Calêndula (atraem insetos benéficos como joaninhas, e vários sirfídeos. Repele nematóides pulgões e besouros, uma boa companhia para espargos, morangos e framboesa)
-Gerânio (repele insetos indesejáveis)
-Chagas (repele pulgões, caracóis, formigas)
Cidreira (repele moscas, mosquitos e formigas)
-Alho (boa companhia para tomate, cenoura e morango)
-Euforbia lathyris (repele toupeiras)
Consociações (exemplos)
-Espinafres/Beterraba
-Espargos/Tomate
- Abóboras/Feijão
-Courgette/Tomate
-Pepino/Rabanete
-Alcachofra/Ervilha
-Pimento/Cebola
Plantas resistentes à seca e suculentas
Figo da Índia- Opuntia ficusindica Mill (pelas partes comestíveis, frutos e palas) mas também pela utilização na reprodução das estacas de raiz nua, tal como a batata, mantendo a humidade na terra https://revistajardins.pt/metodo-biologico-do-figo-da-india/
Aloé

12. Como será feita a gestão da rega?
Será feita através da utilização das águas pluviais recolhidas no depósito para o feito, a instalar nas proximidades da horta.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Será executada durante a manutenção semanal. Caso existam pragas e doenças recorrer-se-á a inseticidas naturais, que sendo orgânicos, podem ser elaborados pelos alunos, com baixo custo, não sendo tóxicos às plantas e pessoas. Como exemplo a rentabilização das borras de café, enquanto fertilizante caseiro e repelente de pragas.
Construção de um hotel de insetos.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
1.º Reunião para definição da sua localização (professores, funcionários e alunos);
2.º Distribuição das tarefas e responsabilização pela execução/operacionalização das mesmas.
3.º Definição da área e organização das zonas de cultivo;
4º Reutilização e paletes para fazer “camas elevadas” que permite a separação das culturas - plantas antagónicas e plantas companheiras, retificar o solo (diferentes pH), fazer a rotação das culturas. Também ajuda a evitar danos nas costas e permite a participação dos alunos em cadeiras de rodas (ou outro tipo de dificuldade motora) nas atividades.
Trituração de galhos resultantes da poda de árvores para compostagem e/ou caminhos
5.º Preparação do solo com a colaboração de alunos e funcionários;
6.º Realização de um Workshop sobre alimentação sustentável em colaboração com a Associação Zora;
7.º Dinamização do composto e de “agricultura circular” com a replantação de raízes ver aqui https://pin.it/7AF0inT, por parte dos alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Cozinha;
8.º Envolvimento da comunidade Educativa, nomeadamente as famílias, para a obtenção de material biológico a utilizar na horta (plantas/sementes);
9.º Elaboração de um orçamento para a criação e manutenção, com o contributo dos alunos de Economia;
10.º Envolvimento das turmas na criação da horta e identificação das plantas utilizadas;
11.º Consolidação das dinâmicas associadas à manutenção da horta, envolvendo alunos, docentes e funcionários;
12.º Divulgação dos trabalhos desenvolvidos à Comunidade Educativa.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Fevereiro
1.º Reunião para definição da sua localização (professores, funcionários e alunos);
2.º Distribuição das tarefas e responsabilização pela execução/operacionalização das mesmas.
3.º Definição da área e organização das zonas de cultivo;
4.º Preparação do solo com a colaboração de alunos e funcionários; workshop sobre Compostagem
Março
5.º Realização de um Workshop sobre alimentação sustentável em colaboração com a Associação Zora;
6.º Dinamização do compostor por parte dos alunos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Cozinha;
Abril/Maio
7.º Envolvimento da comunidade Educativa, nomeadamente as famílias, para a obtenção de material biológico a utilizar na horta (plantas/sementes);
8.º Elaboração de um orçamento de criação e manutenção, com o contributo dos alunos de Economia;
9.º Envolvimento das turmas na criação da horta e identificação das plantas utilizadas;
Junho/Julho
10.º Consolidação das dinâmicas associadas à manutenção da horta, envolvendo alunos, docentes e funcionários;
11.º Divulgação dos trabalhos desenvolvidos à Comunidade Educativa.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Sacos de substrato biológico – 100 euros
Estilha/casca de madeira - 50euros
Instrumentos agrícola (Mangueira; Regador; Fio; Luvas; Tesoura de poda) – 200 euros
Triturador de jardim 100euros

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
- Câmara Municipal de Marco de Canaveses
- Associação ZORA
- Associação Amigos do Rio Ovelha
-Escola Agrícola EPAMAC
- UTAD
- CAP; Forum Estudante Programa Descobrir a Terra e Associação ACRIBAIMAR

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- Criação de duas situações no contexto da “Horta de aprendizagem”;
- Envolvimento da comunidade educativa;
- Relação entre os custos e a rentabilidade da horta;

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: