Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade (Sardoal)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
2019-2020

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Preparação da terra e implementação de canteiros.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
- Sensibilizar a comunidade escolar de que a vida depende do ambiente e a proteção do ambiente é missão de cada cidadão.
- Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta e para o conhecimento dos processos de germinação e desenvolvimento das plantas.
- Consciencializar os alunos para a importância da agricultura biológica sustentável.
- Criar, na escola, uma área verde produtiva, pela qual todos se sentem responsáveis.
- Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
12 m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
3

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Área de Integração
Cidadania e Desenvolvimento

6.3. N.º de alunos a envolver:
40

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
9.º, 10.º e 11.º anos.

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
3

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Direção do Agrupamento.
Pais/Encarregados de Educação.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Sempre que necessário.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta e repartição das tarefas serão organizadas e dinamizadas alternadamente por diferentes alunos e turmas, em períodos mensais.

9. Como será feita a preparação do solo?
A horta biológica será criada em modelo de canteiros elevados, sendo o solo dos mesmos constituído por terra, composto e adubo orgânico.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com paletes e aproveitando os resíduos alimentares não cozinhados do refeitório.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
- Flores comestíveis: cravo-túnico, calêndula, petúnia, amor-perfeito.
- Plantas aromáticas e medicinais: manjericão, hortelã-pimenta ou tomilho, salsa, coentro.
- Outras plantas: tomate, courgette, pepino, cebola cenoura, espinafre, couve-bróculo, couve-repolho, alface.

12. Como será feita a gestão da rega?
Periódica, manual, utilizando o regador e se for possível gota a gota.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Podem recorrer a espécies que sejam predadoras das pragas que se instalarem.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
- Vender os produtos à comunidade escolar.
- Degustar os produtos produzidos.
- Eventual utilização no Bar da Escola.
- Investigação sobre o ciclo de vida das plantas cultivadas.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
- Construção e preparação dos canteiros: Final do mês de janeiro e mês de fevereiro.
- Plantação: Início de março.
- Colheita: A partir do início da maio e até meados de junho.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Recursos: Terra, casca de pinheiro, paletes, estacas, pregos, fio, ancinho, pá, sacho, balde, martelo, pregos, enxada, regador, plantas.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
- Engenheira Técnica de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros - Liliana Moço.
- Vereador da Educação da Câmara Municipal de Sardoal.
- Associação de Pais e Encarregados de Educação.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
- O cumprimento dos prazos estabelecidos para cada uma das três tarefas chave.
- A dedicação e envolvimento dos alunos nas tarefas a realizar.
- A produtividade e resultados de colheita e aderência da população escolar ao projeto e consumo dos produtos cultivados.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: