Candidatura A Nossa Horta Bio

Escola EB 2,3 de Quarteira (Loulé)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Neste momento a horta está em fase de reformulação. Estão a ser criados hortas elevadas, tanto para aproveitamento dos resíduos verdes como melhoramento do solo.
No entanto, existem sebes de lavanda, alecrim, boldo, erva-príncipe.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
Os alunos dos cursos de Técnicos Jardinagem e Espaços Verdes (10.º e 12º ano) participam na construção e manutenção da horta. Durante o ano letivo diversas turmas participam em atividades na horta e sessões temáticas (tipos de solos, compostagem, agricultura biológica, sustentabilidade, etc.).
Na comunidade escolar:
Educação ambiental;
Mudança nas atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.
Nos alunos:
incutir nas crianças hábitos de sustentabilidade ambiental;
descobrir biodiversidade vegetal existente na escola;
oferecer outras atividades educacionais;
criar recursos que permitam o aumento de uma consciência ambiental sã;
Mudar atitudes e comportamentos face à proteção ambiental.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
326 m2 em canteiros + 180 m2 de Pomar + espécies dispersas

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
14

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento.

6.3. N.º de alunos a envolver:
400

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
6

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Órgão de gestão, Coordenação Eco-Escolas.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Como: A convite do Estabelecimento, da sua Coordenadora e Professores.
Frequência: Sempre que solicitadas.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita semanalmente a nível de projeto e com a participação dos alunos dos cursos de jardinagem (10 e 12.º ano).
A repartição de tarefas: Os alunos que participam na manutenção da horta vão alternando as atividades (rega, fertilização, plantação, sementeiras, etc.).

9. Como será feita a preparação do solo?
limpeza: A limpeza é feita manualmente, com as mãos ou com ferramentas de mão apropriadas à idade.
mobilização: limpeza A mobilização é feita com a enxada, sacho, ancinho e por vezes com a picareta, dada a textura argilosa do terreno.
fertilização: A fertilização é feita com composto da compostagem, substratos orgânicos e estrume de cavalo.
Não se utiliza fresa

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Resíduos verdes dos jardins existentes (podas de arbustos, aparas de relvados, folhas);
Restos de comida da cozinha crus.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Neste momento a horta está em fase de reformulação. Estão a ser criados hortas elevadas, tanto para aproveitamento dos resíduos verdes como melhoramento do solo.
No entanto, existem sebes de lavanda, alecrim, boldo, erva-príncipe.

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega é feita de forma automática, com sistema de rega gota-a-gota, com tempos e frequência de rega ajustada em função da época do ano e/ou estado de tempo e estado das culturas.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
O acompanhamento das pragas é feito uma vez por semana por observação visual das pragas ou doenças e respetivos sintomas. Procura-se debaixo das folhas por posturas de ovos de lagartas, e posturas na parte superior das folhas de postura de Crisopa.
Pragas: Lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.
Doenças: lagarta das couves (por sintomatologia observada), caracóis: observação dos indivíduos e respetivos estragos causados.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Confeção de sopas e outros pratos
Aulas na horta
Estudo sobre a biodiversidade vegetal em sala de aula
Atividades experimentais.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
setembro: salsa, alface ou espinafre.
outubro: alface, couve, salsa, espinafres, abóboras, e morangueiros.
janeiro: ervilhas, coentros, pepinos, espinafres, cebolinho, flores e arbustos.
fevereiro: beterraba, cebolas, coentros, favas, rabanetes, salsa; trepadeira ervilhas-de-cheiro.
março: algumas frutas.
abril: laranjeiras.
Maio: mês das couves, das ervilhas, dos brócolos, rúcula, bolbos e tubérculos

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Recursos: Madeira para fazer os canteiros elevados. Ferramentas: vassouras, fita, tesoura, baldes, regadores, pulverizadores, vasos, luvas, pregos, rede, fio, enxadas, sachos, sacholas, ancinhos e picaretas. Ervas aromáticas, sementes e bolbos.
Custos previstos: 500 Euros.

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Câmara Municipal de Loulé
Junta de Freguesia de Quarteira

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Conhecimentos sobre o meio ambiente dos alunos e das famílias
Adesão dos alunos às atividades
Adesão da comunidade escolar
Rentabilidade da horta escolar

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta: