Candidatura A Nossa Horta Bio

Colégio Militar (Lisboa)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
2017

2. Esta candidatura destina-se a:

2.1. Outra, qual?
Recuperação de uma horta já existente com o aumento do espaço para cultivo

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Sim. Uma parte do espaço foi cultivado, com as sementes doadas pelos alunos.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
O projeto vai desenvolver-se, no âmbito do Plano Anual de Atividades e dos objetivos definidos no projeto educativo do Colégio Militar.
Objetivos gerais:
 Sensibilizar e consciencializar os alunos para a biodiversidade e para a sustentabilidade.
 Formar para uma cidadania consciente e ativa
 Fomentar uma prática consciente e ativa.
 Desenvolver uma maior e mais profunda interdisciplinariedade e integração dos saberes
Objetivos específicos:
 Experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem
 Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos
 Identificar, comparar e classificar plantas
 Manusear ferramentas de jardinagem
 Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, conhecimento
do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas.
 Dar a oportunidade aos alunos de cultivarem plantas que, posteriormente
serão utilizadas
 Consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.
 Degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios alunos.
 Criar, na escola, uma área verde, produtiva pela qual todos se sintam responsáveis.
 Estimular o contato com a natureza.
 Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.
 Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam o desenvolvimento da vida das plantas
 Respeitar as regras
 Trabalhar em grupo
 Elaborar cartazes, panfletos e marcadores, com o processo em andamento.
 Montar um mural com recortes de revistas acerca dos legumes da horta.
 Contextualizar os conteúdos, relacionando-os com a prática.
Descrição da horta
A horta terá início no mês de setembro e irá até ao final do ano letivo, podendo prolongar-se até ao próximo ano letivo do qual a sua duração dependerá da(s):
 Características das culturas
 Condições climatéricas
O espaço terá compostores, um ponto de água e reservatórios para as águas das chuvas.
 Estará dividido por zonas de culturas/e suas consociações, separadas por cercas e cada cultura com o seu identificador da mesma.
 Haverá um corredor de plantas para as abelhas.
 Serão aproveitadas por cada cultura uma determinada quantidade de plantas para sementes a serem utilizadas posteriormente.
 Terá espantalhos.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
80

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
12

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Clube de experiências, matemática, português, estudo do meio, educação para a cidadania e áreas de expressão

6.3. N.º de alunos a envolver:
225

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
1.º Ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
4

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Coordenadores.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Em datas específicas ( open day, no dia da alimentação, dia da família) com a distribuição/divulgação/venda dos produtos hortícolas e sempre que os alunos acharem pertinente a sua envolvência em algum trabalho de projeto.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos participarão nas diferentes etapas e atividades desenvolvidas na
horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, sementeira,
plantação, rega, cuidados com a horta e colheita.
A repartição das tarefas será realizada através de uma escala semanal referente à utilização do espaço por cada ano, sendo o espaço de cultivo dividido por culturas.
A manutenção geral estará a cargo de um funcionário uma vez por semana ( vigilância, rega...)
As tarefas/atividades dos alunos serão:
Sementeira, plantar, seriar utensílios e alimentos, arrumação do material, pegar nos utensílios, rega, cuidado a ter com as plantas e sementes e a colheita de plantas e sementes.

9. Como será feita a preparação do solo?
A limpeza e preparação do solo será feita com a ajuda dos funcionários e dos alunos.
A fertilização estará a cargo dos funcionários.
Melhorias no local
- decidir o que manter;
- retirar pedras/raízes/arbustos;
- remover ervas;
- nivelar o solo;
- criar vedações/sebes/muros;
- cavar valas de drenagem;
- encontrar um local para arrumar ferramentas e materiais.
Abastecimento de água, política para a água & sistema de irrigação
- melhorar e assegurar o abastecimento de água;
- desenvolver uma política para gestão da água;
- estabelecer um sistema de irrigação.
Melhoria do solo
- realizar uma análise ao solo;
- adicionar fertilizantes naturais;
- cavar o solo;
- cavar e integrar o composto/estrume;
- iniciar a compostagem

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
Existem dois compostores, mas são insuficientes.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
As culturas que serão instaladas:
Cereais (milho, trigo)
.Raízes e tubérculos ( batata doce, batata, nabo, cenoura...)
.Legumes (ervilhas, favas, grão de bico, feijão...)
Vegetais e fruta (abóbora, diferentes tipos de couve).
Como será feita a gestão da rega?
Com regador e utilizando a água da chuva que estará nos reservatórios.

12. Como será feita a gestão da rega?
Com regador e utilizando a água da chuva que estará nos reservatórios.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
A monitorização é através de um funcionário, uma vez por semana e serão combatidas com produtos biológicos e/ou outras culturas de proximidade como prevenção.
Haverá um corredor de plantas para as abelhas.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Comemoração de dias especiais como :
• Dia mundial da Água - 22 Março
• Dia Mundial da Saúde – 7 Abril
• Dia Mundial do Ambiente – 5 Junho
• Dia internacional da luta contra o trabalho
infantil – 12 Junho
• Dia Mundial contra a desertificação e a seca –
17 Junho
• Dia Mundial do Habitat – 5 Outubro
• Dia Mundial da Alimentação – 16 Outubro
Através da divulgação, venda/doação dos produtos hortícolas.
Atividades de interdisciplinaridade nas diferentes disciplinas.
Realização de um filme ( com o apoio da Apple) da evolução da horta.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Setembro
Preparação do solo
De acordo com o Borda d’Água
Setembro
“Em setembro, vindimar”
Na horta – semear, ao ar livre e em local definitivo, agriões, cenouras, feijão, nabo, rabanete, repolho, salsa.
Em canteiros, semear acelgas, alfaces, alho-francês, cebolas e tomates.
Plantar com as primeiras chuvas, os morangueiros, regando até pegarem.
Colher feijões e cebolas maiores para semente.
Outubro
“Em outubro, o lume já é amigo”
Na horta – resguardar do gelo e prepara canteiros para a sementeira de alface e cebola. Semear em local definitivo agriões, cenouras e rabanetes.
Colher feijões.
No fim do mês, plantar morangueiros, alhos e cebolinhas.
Colocar em local definitivo as couves de Primavera e a alface de Inverno.
Novembro
“Em novembro, põe tudo a secar, que pode o sol não voltar”
Na horta – semear agrião, alface, cenoura, couves, com exceção da couve-flor e brócolos. Plantar batata (nas zonas secas), alho, couve temporã, tremoço.
Semear fava, ervilha, e em camas quentes, alface, beterraba, cebola, nabiça, nabo, rabanete e tomate.
Dezembro
“Em dezembro chuva, em agosto uva”
Resguardar as plantas do gelo.
Onde mão houver geadas, continuam as sementeiras de cebola, couves, beterraba, nabiça, pimentos, tomate e salsa.
Em sítios abrigados pode-se ainda semear agriões, espinafres, alfaces, favas e ervilhas.
Janeiro
“Bons dias em janeiro enganam o homem em fevereiro”
Lavoura das terras e preparação das culturas de Inverno, como a da batata, iniciando-se onde for possível, a plantação precoce. Semear fava, ervilha, alface e rabanete.
No Norte e no Centro – semear couve-galega, nabo, nabiça, rabanete, salsa e tomate.
No Sul – semear cenoura, couves, ervilha, feijão, nabiça e tomate.
Em estufa ou cama quente – plantar pepino, melão, pimento. Semear canteiros de cenoura, alho, cebola, alface, ervilha, alho-francês e salsa.
Na Horta – semear (em canteiros ou alforges bem abrigados e defendidos das geadas) alface romana, couve repolho, e rabanete.
Fevereiro
“Neve em fevereiro, presságio de mau celeiro”
As terras para sementeira de primavera devem estar lavradas.
No Norte e Centro – semear alface (a transplantar em março – abril), couves, nabo, nabiça, pimento, alho-francês, repolho, feijão e tomate.
No Sul – semear abóbora, cenoura, couves, ervilha, pimento, feijão, nabiça, pepino, tomate e melancia. Transplantar as cebolas a colher em maio-junho e as couves semeadas em dezembro a colher em junho-julho (repolhos). Plantar batata (colher em junho).
Na horta – semeara alho-francês, beterraba, cebola, cenoura, coentro, couve-flor, espargos, ervilha espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, pimento, rabanete, repolho, salsa, segurelha e tomate.
Março
“Em março, onde quero eu passo”
Prepara a terra para o milho e a batata de regadio.
Na horta – preparar as estacas para feijões e ervilhas.
Semear abóbora, melancia, melão, pepino, salsa, tomate.
Abril
“As manhas de abril, são doces de dormir”
Em abril mondar a sachar os campos semeados no mês anterior; rega matutina.
Plantar espargos e morangueiros.
Na horta – semear (no Crescente) em local definitivo, abóbora, batata, beterraba, brócolos, cenoura, couves, fava, feijão, melão, melancia, nabo, pepino e tomate.
Nos últimos dias do mês, semear feijão temporão.
Maio
“O maio me molha, o maio me enxuga”
Semear girassol.
Na horta – (no Crescente), em local definitivo, semear e plantar aboboras, agrião, alface, beterraba, brócolos, cenoura, couves, espinafres, feijão, melancia, melão, nabo, pepino, pimentos, rabanetes, repolho.
Plantar tomate e tratar o já plantado com calda bordalesa.
Junho
“Junho floreiro, paraíso verdadeiro”
Na horta – semear em viveiro alface, alho-francês, repolho, couve-flor, couve-bruxelas, couve-nabiça, couve-rábano e couve-galega.
Em local definitivo semear cenoura, nabo, rabanete, salsa.
Colher a batata de fevereiro.
Cuidar dos morangos.
Continuar a sementeira de feijão para consumo em verde.
Plantar batata, pimento e tomate.
Colher cebola, alho e aipo da sementeira de janeiro.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
Para a concretização do projeto foi orçamentado uma verba de 2 000 euros ( para um universo de 225 alunos) para :
compra de ferramentas, alguns materiais:
8 regadores
4 sachos
4 ancinhos
Luvas de jardinagem
• 2 carros de mão
• 4 enxadas
• 8 pás (pequenas)
• 1 mangueira
• 3 depósitos para retenção de água da chuva
• 10 tabuleiros multi-compartimentados
para viveiro
• 8 espátulas
• 4 baldes
• 2 tesouras de poda
• 1 pulverizador
• estacas, paus, fio
. cerca
Dois compostores
20 Identificadores
Produtos para a horta (fertilizante, adubo, sementes, plantas hortícolas...)

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Junta de Freguesia de Carnide.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Observação direta dos comportamentos e das aprendizagens e registos.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: