Candidatura A Nossa Horta Bio

Colégio da Gandarinha (Oliveira de Azeméis)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

1.1. Se sim, quando?
2020/2021 e 2021/2022

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Já. A horta pré-escolar (tem este nome porque está localizada junto do pré-escolar, foto disponível a baixo) tem um papel fundamental no planeamento da nova horta, pois estamos a tirar lições importantes para a construção de uma horta que se quer mais definitiva. Por exemplo, a largura dos caminhos entre as camas e as dimensões das mesmas de forma a que os mais pequenos consigam trabalhar a sua totalidade, adaptação das culturas que plantamos até agora, o número de horas de trabalho que exige e como nos podemos organizar, entre outros. O terreno para implementação da horta também já está desimpedido (ver fotos)

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A horta que se pretende construir segue os princípios da permacultura. Terá um design estilo "mandala" em forma de borboleta (esquema em anexo) e será construída da seguinte forma: cada cama será ladeada por uma placa de material a definir de 30 cm, o fundo de cada cama será coberta com cartão, depois será colocado o composto (+/- 20 cm), plantada a muda e por cima colocaremos a palha. Nesta primeira fase é nosso objetivo fazer o corpo e a cabeça da borboleta e ir acrescentando as asas com o passar dos anos e amadurecimento dos conhecimentos da equipa. Os caminhos serão cobertos com laje. Caso não tenhamos laje suficiente usaremos cartão e vamos substituindo à medida que for possível. Os objetivos desta ação são ensinar os alunos a produzir o seu próprio alimento, que o solo é um organismo vivo, como tratá-lo e preservá-lo. Ensinar como funciona a consociação de plantas para o controlo de pestes e saúde da horta. Ensinar a sazonalidade e tempos de crescimento. Ensinar a importância da biodiversidade através do papel dos animais na horta. Ensinar a fazer compostagem e a fechar ciclos de desperdício (através do circuito interno escola-quinta e como o podem transpor para a realidade de suas casas).

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
45

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
7

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Educação para a Cidadania

6.3. N.º de alunos a envolver:
130

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
Pré-escolar e primária

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
7

6.5. Outros envolvidos (quais?):
3 pessoas da Equipa Agrícola (Caseiros e Gestora de Projeto)

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Organização de uma atividade por turma com alunos e famílias na horta

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A Gestora de Projeto em articulação com o corpo docente e ATL, terá a responsabilidade de repartir as tarefas de manutenção da horta pelas turmas ao longo do período escolar, de forma a que em cada semana, 2 a 3 turmas estejam envolvidas nas mesmas. O tempo será repartido entre as aulas de Educação para a Cidadania, Estudo do Meio e Atividades dos Tempos Livres no caso da primária.

9. Como será feita a preparação do solo?
Como foi descrito anteriormente, a horta será feita de raiz apenas com composto. A preparação prévia da terra consiste em cortar as ervas daninha e deixá-las no lugar.

10. Será feita compostagem?

10.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem será feita em contentores construídos com paletes e usamos as sobras das frutas e legumes da cozinha da escola, restos de jardim da quinta, limpeza dos animais, fruta diversa da quinta, lixo orgânico das casas dos alunos para ações pontuais, entre outros. Como a escola está dentro da quinta, não existem falta de recursos para compostar.

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Abóbora, acelga, batata, alho seco, alho francês, couve, feijão, tomate, salsa e coentros, espinafre, pepino e pimento, tomilho e lúcia-lima, borragem e calêndula. Esta lista está ainda sujeita a alteração.

12. Como será feita a gestão da rega?
A rega só será necessária nos meses mais quentes, uma vez que estamos situados no norte do país, e será efetuada com mangueira ou aspersor. A gestora de Projeto coordenará as regas com as turmas que trabalham em cada semana e a equipa agrícola.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
Como descrito anteriormente, a horta terá um acompanhamento semanal o que por si só já ajuda muito no combate às pragas. Além da instalação de um espantalho e da utilização da consociação de plantas como forma de prevenir pragas, iremos utilizar a técnica da pulverização (que já utilizamos atualmente) com produtos naturais como o alho, sabão azul e branco e vinagre. Para prevenir os caracóis usaremos cascas de ovo, borras de café e cinza. A nossa grande aposta será no entanto na saúde da horta e do seu solo.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Construção da horta, plantação, rega e colheita, controle de ervas daninha e reposição da palha, adição de composto feito na quinta para alimentação do solo, elaboração de estratégia para manter os pássaros afastados (espantalho e alteração da sua localização com frequência, outras "instalações" com cores e barulho), participação das famílias, observação dos ciclos de crescimento dos vegetais e fruta e consumo na escola, aumento da ligação à natureza e à quinta envolvente, passagem de conhecimento sobre produção do próprio alimento, desenvolvimento holístico da criança através da interação com os outros na natureza.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Calendário em anexo

Anexo:

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
serviços externos para construção da horta: 180€
material para construir os limites das camas (70 metros): 150€
composto (315 lt): 84€
sementes e mudas: 75€

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Numa fase inicial escolhemos trabalhar apenas com a equipa interna para percebermos qual é a nossa capacidade e o que poderá fazer falta.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Nº horas que as crianças passam na horta (objetivo: 44 horas entre março e julho), nº quilos de vegetais produzidos, aumento do conhecimento sobre os vegetais existentes e qual o seu aspeto, aprendizagem sobre como fazer compostagem.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: