Candidatura A Nossa Horta Bio

Colégio Santo André (Mafra)

Desafio: A Nossa Horta Bio - Formulário de Candidatura

1. Existe ou já existiu uma horta na escola?

2. Esta candidatura destina-se a:

3. Já foram iniciados alguns trabalhos de desenvolvimento da horta este ano letivo? Se sim, quais?
Terminámos o projeto e estamos a limpar o locar e a recolher materiais que possam ser reutilizados na construção da mesma.

4. Quais os objetivos a atingir com a implementação da horta na escola e descrição da horta pretendida?
A alimentação é e será sempre um assunto do presente e do futuro. A escolha consciente de uma boa alimentação afeta cada família, todos os dias. A horta, além de ir produzir alimentos para serem usados na cozinha da escola, proporciona a aprendizagem dos valores nutricionais de cada alimento e diferentes formas de serem comidos.

5. Área aproximada da horta (m²) que pretendem implementar:
12m2

6. Quem irá tratar da horta:

6.1. N.º de professores a envolver:
2

6.2. Disciplinas a participar na dinâmica da horta:
Educação Física, Ciências Naturais e Educação Moral Religiosa e Católica.

6.3. N.º de alunos a envolver:
8

6.3.1. Qual o grau de ensino dos alunos:
3.º ciclo

6.4. N.º de funcionários da Escola a envolver:
4

6.5. Outros envolvidos (quais?):
Alguns pais e avós.

7. As famílias e a comunidade local serão envolvidas?

7.1. Como e com que frequência?
Pelo menos 1 vez por período.

8. Como será organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A cada 5.ª feira é realizada uma reunião do grupo envolvido e são distribuídas as tarefas.

9. Como será feita a preparação do solo?
Professores, alunos e funcionários estão a tratar da limpeza e organização do espaço. Como será uma primeira horta, iremos colocar apenas alguma terra e envolver.

10. Será feita compostagem?

11. Quais as culturas (e consociações) que serão instaladas?
Iremos cultivar chás e ervas aromáticas, alfaces, pepinos, tomates, cenouras, cebolas, curgete, pimentos, abóboras, couves e morangos.

12. Como será feita a gestão da rega?
O aluno responsável pela rega deve monitorizar a necessidade ou não de regar, devendo proceder ao registo.
A água a ser utilizada deverá ser a água recolhida da chuva e se esta não existir iremos recorrer ao furo que a escola tem.

13. Será feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência? Caso existam, como serão combatidas?
O aluno responsável pela rega deve monitorizar, também, se existe alguma praga ou doença, deve fotografar para ficar no registo e deve escrever, também, caso se proceda à colocação de alguma coisa.

14. Indique as principais atividades que se pretendem concretizar em torno da horta:
Além do cultivo, a ideia passa por aprenderem a confecionar os alimentos ou a prepará-los para a refeição.
A passagem de aprendizagens seja do cuidado da horta à preparação dos alimentos, passará não só de geração para geração, como implicará, também, alguma pesquisa dos alunos.

15. Calendarização. Faça uma breve descrição das tarefas a concretizar ao longo do tempo e indique a data prevista para a sua realização:
Fevereiro - preparação do espaço e do solo.
Março - primeiros cultivos.

16. Orçamento. Quais os recursos que necessitam para concretizar a horta e os custos previstos associados?
A nossa escola não tem nada para a horta. Pedimos aos encarregados de educação materiais como madeiras, garrafões e canas para ajudar na organização do espaço. Todos os outros materiais têm de ser adquiridos (e com um bom uso esperamos que sejam materiais duradouros).

17. Parceiros. A escola dispõe de outras parcerias que possam vir a colaborar na horta?
Iremos arrancar sem parcerias, mas depois talvez consigamos articular com alguma empresa da zona.

18. Avaliação. Indique pelo menos dois indicadores que pretendem usar para avaliar o projeto:
Registo fotográfico da evolução da horta.
Registo fotográfico das ações.
Grelhas de registo da rega.Número de alunos envolvidos.

Croqui da horta:

Fotografias da área onde pretendem implementar a horta:

Outros anexos: