Plantas Companheiras

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
5º ano

N.º de participantes:
48

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Feijão-verde/Beringela – repele escaravelhos/besouros
Abóbora/Milho – a sombra das folhas da abóbora mantêm humidade no solo para o milho .
Brócolos/Beterraba – há equilíbrio entre o gasto de nutrientes do solo;
Morango/Alho francês - o forte aroma do alho repele pragas atraídas pela doçura do morango.
Cenoura/pimento – o cheiro do pimento afasta a mosca da cenoura.
Alface/Couve roxa – a alface possibilita o afastamento da mosca áltica da Couve.
Couve-flor/Tomate - o cheiro do tomateiro serve de repelente para as larvas das lagartas.
Rabanete/Ervilha - ervilha é capaz de compartilhar nutrientes importantes.

Memória Descritiva:
O desafio foi lançado na aula de Ciências Naturais do 5º ano de escolaridade, ainda durante ensino não presencial. Após uma breve explicação sobre o que são plantas companheiras, e os benefícios das consociações de culturas, foram disponibilizados alguns links onde poderiam obter mais informações sobre o assunto, o regulamento do desafio e endereço da página da Eco-Escolas.
Já no ensino presencial e na posse dos resultados das pesquisas foi delineado os projeto para a construção do jogo.
Optou-se por simular uma horta, usando uma base de jogo de cor verde. As peças do jogo foram construídas com placas de madeira e recortes de hortícolas de pósteres de publicidade de supermercados. Os pares das plantas com associação benéfica são reconhecidos pela cor com que estão escritos os nomes, em bilingue, das hortícolas.
No jogo elaborado houve mesmo lugar a um pequeno DAC com a disciplina de Inglês.