Plantas Companheiras

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
2020/2021

N.º de participantes:
30

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Batata - Feijão: O feijão e a batata são bons companheiros, pois auxiliam-se no desenvolvimento de ambos. São capazes de compartilhar nutrientes, fortalecendo as suas raízes. E o feijão tem a propriedade de repelir o escaravelho da batata.
Cenoura - Alecrim: O alecrim é um repelente natural, assim consegue afastar a mosca da cenoura.
Tomate - Salsa: Ao cultivar a salsa próximo do tomate, faz com que a salsa tenha e aproveite a sombra que precisa para se desenvolver.
Abóbora-Milho: O milho funciona como um repelente natural de insetos, afastando assim, as pragas que atacam as abóboras.
Ervilha - Pepino: As ervilhas libertam azoto no solo, pois têm bactérias nas suas raízes que têm essa capacidade, sendo um nutriente que é aproveitado pelos pepinos.

Memória Descritiva:
Este desafio foi lançado aos alunos do 3º/4ºano e foi dividido nas seguintes etapas:
1º ETAPA: Os alunos investigaram/pesquisaram o que era a consociação de plantas benefícios e as diferentes consociações que podem ser cultivadas numa horta. Para esta etapa tivemos a colaboração da coordenadora da Quinta da Maúnça - Espaço Educativo e Florestal da Guarda, com vasta experiência em hortas biológicas e da professora de Biologia da escola.
2ª ETAPA: Foram escolhidos 5 pares de entre as diferentes consociações que descobriram e fez-se corte das peças do jogo.
3ª ETAPA: Nesta etapa, os alunos fizeram as ilustrações das peças de jogo.