Plantas Companheiras

Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
2º Ano

N.º de participantes:
14

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Cebola e o tomate - O tomate por ter um porte alto, providencia sombra e consequentemente mantém a humidade do solo, o que favorece o crescimento das cebolas e estas repelem insetos prejudiciais ao tomateiro.
Abóbora e feijão - a abóbora tem folhas muito grandes que fazem sombra e mantém a humidade no solo para o feijão.
Batata e feijão - o feijão em filas alternadas protege a batata do escaravelho.
Acelga e couve - utilizam nutrientes distintos no seu desenvolvimento, logo não competem uma com a outra.
Abóbora e milho - a abóbora tem folhas muito grandes que fazem sombra e mantém a humidade no solo para o milho.
Alface e cenoura - utilizam nutrientes distintos no seu desenvolvimento, logo não competem uma com a outra.
Alface e cebola – a cebola repele insetos que atacam as alfaces.

Memória Descritiva:
Realizou-se uma pesquisa na internet sobre consociação de culturas e sobre desenhos de plantas para colorir. Posteriormente as imagens de plantas foram pintadas e os alunos foram a horta bio da escola identificar a planta que pintaram e depois desenharam ao lado da imagem a planta escolhida. Mais tarde escolheram qual das plantas que os colegas tinham desenhado e colorido era a sua planta companheira.