Plantas Companheiras

Colégio RiK&Rok Carnaxide (Oeiras)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
Jardim de Infância

N.º de participantes:
25

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
As plantas companheira elegidas foram:
- Alface e Cenoura- Não competem pelo mesmo espaço, enquanto a raiz da cenoura é profunda, a da alface é superficial. As propriedades alelopáticas compatíveis, também favorecem o cultivo combinado dos dois vegetais.
- Couve e Tomilho- Tem o poder de afastar a borboleta da couve, considerada praga em algumas plantas.
- Feijão e Beringela- São ambas Plantas Antagónicas.
-Alho-Francês e tomate- Repelem respetivas pragas.
- Rabanetes e espinafres- Planta rabanetes entre os espinafres vai afastar as pragas do espinafre e não entram em conflito no espaço que ocupam.

Memória Descritiva:
O trabalho de pesquisa, para a realização do projeto Plantas Companheiras, foi realizado através de vídeos e pesquisa online, seguiu-se depois algumas experiências acerca da germinação do feijão e sua evolução. Devido a curiosidade que despertou, acabámos por mostrar toda a evolução desde a semente até ao surgimento das plantas. Posteriormente acabámos por criar uma horta com as plantas companheiras que elegemos, para o nosso jogo da memória. Esta mesma horta, também realizada com as crianças bem como a sua manutenção diária é assegurada pelos mesmos. Na ilustração dos pares os mesmos foram escolhidos pelas crianças que pintaram e ajudaram na sua elaboração.