Plantas Companheiras

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Desafio: "Plantas Companheiras"

Ano de Escolaridade:
1º Ciclo

N.º de participantes:
14

Fotografia da vista geral do jogo:

Registo Fotográfico de cada um dos pares de plantas escolhidos:

Indique, para cada par, uma breve explicação da vantagem dessa consociação:
Alface e Brócolos: A Alface adora a sombra dos Brócolos que evita que esta espigue cedo demais.
Alface e Cebola: Estas partilham bem o espaço pois as alfaces têm uma raiz pouco profunda. As cebolas e o seu cheiro ajudam a afastar os ataques de coelhos, pulgões e lesmas.
Feijão e Girassol: O Feijão trepa pelo caule comprido do girassol favorecendo o seu próprio crescimento e acentuando o seu sabor. O feijão aumenta os níveis de nitrogénio no solo o que melhora o crescimento do Girassol.
Morango e Cravo Túnico: O cheiro acre do cravo túnico é bom para confundir insectos e pestes e também para disfarçar o cheiro dos morangos que assim ficam mais protegidos. Os cravos túnicos têm nematoides que impedem as plantas de apodrecer.
Tomateiro e Calêndula: A Calêndula ajuda a controlar os insectos que comem os tomateiros, atraindo-os com o seu cheiro subtil.
Tomateiro e Manjericão basílico: o cheiro intenso do manjericão confunde os insectos predadores que assim se afastam. As plantas partilham nutrientes no subsolo. Crê-se que o manjericão torna os tomates mais doces.

Memória Descritiva:
Para realizar este trabalho aproveitámos que uma das encarregadas de educação, esta com  experiencia em horta biológica se voluntariou para a realizar. Ensinando e  explicando também, o que era a consorciação de plantas e dando alguns exemplos.
No entanto para os alunos complementarem e enriquecerem os conhecimentos sobre este assunto, para ajudar no desenho, na descrição e  explicação das vantagens dos pares, os  alunos com a ajuda da Professora recorreram á internet aos seguintes sites:
 https://acientistaagricola.pt/consociacao-de-culturas-na-horta/
https://www.farmersalmanac.com/companion-planting-guide
https://www.countryliving.com/gardening/news/g4188/companion-planting/
https://revistajardins.pt/cultivar-na-horta-companheiras-antagonicas